O CT Ninho das Cobras tem cerca de cinco anos de operação. Foto: Diogo Duarte/divulgação.
O Santa Cruz encaminhou à direção da CBF a documentação necessária para reaver o Certificado de Clube Formador (CCF), tentando acabar o hiato de cinco anos em relação à lista nacional, que hoje conta com 41 clubes, sendo apenas cinco do NE. O tricolor obteve o certificado pela primeira vez em 2013, mas acabou saindo na atualização em junho de 2018. A volta é tida como certa pelo presidente da FPF, Evandro Carvalho, que diz já ter transmitido ao mandatário coral, Antônio Luiz Neto, “as congratulações do presidente da CBF”.
Para solicitar a reinclusão, o Santa encaminhou as comprovações de sua regularidade financeira, com os salários em dia, além das intervenções estruturais no estádio do Arruda e no Centro de Treinamento Ninho das Cobras. Curiosamente, o CT foi inaugurado justamente durante a ausência do tricolor na lista de clubes formadores. O primeiro campo oficial ficou pronto em dezembro de 2018, enquanto o segundo foi concluído em outubro de 2021.
Hoje, de acordo com a última atualização do CCF no site da confederação brasileira, de 16 de maio de 2023, o Nordeste conta apenas com Ceará, que chegou a seis anos seguidos, Bahia, Bahia de Feira, Retrô e Fortaleza, que entrou na retificação feita em 7 de março.
Recorde, vazio e retomada na lista
O “Certificado de Clube Formador” é emitido pela CBF desde 2011. Em 2013, o futebol pernambucano chegou a ter seis clubes certificados na base, com a FPF viabilizando a presença até do interior. Além do trio de ferro, a bancada local teve Porto, Salgueiro e Serra Talhada. Entretanto, o descumprimento das exigências foi minguando a participação do estado. O primeiro a sair foi o Náutico, em outubro de 2015. Depois, o Santa Cruz e os dois times sertanejos acabaram de fora na atualização em junho de 2018.
Já o Sport não conseguiu a renovação em setembro de 2020, com o Porto de Caruaru sendo o último a sair, em janeiro de 2021. Ao menos o Retrô entrou pela primeira vez logo na sequência, mantendo PE. A única ausência do estado ocorreu nas três semanas entre 17 de janeiro e 8 de fevereiro de 2022, devido à demora na renovação do clube-empresa. Agora, o time de Camaragibe deverá ter a companhia do Santa, com o Sport na expectativa de ser o próximo. Após obras no CT de Paratibe, o rubro-negro fez a solicitação até antes do rival, no mês de abril, mas ainda não teve o nome publicado. Veja a lista da CBF clicando aqui.
Exigências para o Certificado de Clube Formador da CBF
1) Técnicos e preparadores físicos exclusivos
2) Participação em competições oficiais
3) Programa de treinamento (local*, horários, faixa etária, atividade escolar etc)
4) Assistência educacional
5) Assistência médica
* Com laudos técnicos (Bombeiros, Vigilância Sanitária e alvará para uso do alojamento)
Leia mais sobre o assunto
Os centros de treinamento do G7 do Nordeste, em áreas de 8 a 54 hectares