Compartilhe!

Elias abriu o placar na arena, numa vitória-chave do tricolor. Fotos: Rodrigo Baltar/Santa Cruz.

O Santa Cruz chega vivo à última rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. A partir da vitória de virada sobre o Imperatriz, nos minutos finais, a chave virou, com o time coral pontuando seguidamente e com resultados paralelos a favor. De um cenário remoto, o tricolor agora tem chance de classificação às quartas até em caso de empate – confira as possibilidades abaixo.

Graças ao 2 x 1 sobre o Globo, num jogo complicado na Arena Pernambuco, onde os corais tiveram o apoio de quase 20 mil torcedores. Em 22 mandos em São Lourenço da Mata, este foi o 3º maior público do clube. Esta confiança vem sendo reconstruída aos poucos, uma vez que o time deixou a desejar em vários momentos desta fase. Entretanto, o pacto no domingo parecia claro.

Antes de a bola a rolar veio a primeira felicidade na arquibancada, com o improvável gol do Treze em Aracaju, com o time paraibano, então lanterna, voltando a ganhar fora depois de muito tempo. O surpreendente revés de Confiança aumentou ainda mais a responsabilidade no jogo válido pela penúltima rodada, cujo triunfo deixaria (deixou) o Santa em 5º lugar, com os mesmos 25 pontos do 3º e do 4º, atrás apenas no número de vitórias (7 x 6).

Com foco no gramado, a “outra” vitória foi construída com gols de Elias (15/1T) e Charles (39/2T). Entre os dois lances, um adversário que deu trabalho demais, com gol (mal?) anulado, polêmicas na área e, como de praxe, milagre de Anderson. O Globo ainda descontou aos 47 da etapa final, tendo mais dois minutos para deixar o torcedor coral no limite, como vem sendo em toda esta campanha. E o limite em busca do G4, em busca da vaga nas quartas de final, vai até a última rodada, sábado que vem, no Clássico das Emoções nos Aflitos.

As chances de classificação do Santa na 18ª rodada*
– Se vencer o Náutico: basta que Imperatriz ou Confiança tropecem (empate/derrota)
– Se empatar o clássico: derrota do Imperatriz e tropeço do Botafogo (empate/derrota)
* Jogos na mira: Náutico x Santa, Sampaio x Imperatriz, Ferroviário x Confiança e Treze x Botafogo

Escalação do Santa (melhores: 1 Charles, 2 Elias e 3 Anderson)
Anderson; Cesinha, João Victor, Vitão e Victor; Charles, Daniel Costa e Everton (Warley, 13/2T); Elias, Augusto (Celsinho, 18/2T) e Jailson (Kadu, 30/1T). Técnico: Milton Mendes

Escalação do Globo (melhor: Murici)
Rafael; Glaubinho (Paulinho), Victor, Alexandre e Nininho; Ramon, Jardel e Jean Natal (Chiclete); Bambam (Murici, intervalo), Negueba e Max. Técnico: Higor César

Os confrontos na história, todos na Série C (2V corais e 2E)
14/05/2018 – Globo 1 x 2 Santa Cruz (Barrettão)
14/07/2018 – Santa Cruz 1 x 1 Globo (Arruda)
17/06/2019 – Globo 3 x 3 Santa Cruz (Barrettão)
18/08/2019 – Santa Cruz 2 x 1 Globo (Arena PE)

Santa Cruz como mandante na Arena Pernambuco
22 jogos
12 vitórias
7 empates
3 derrotas
65,1% de aproveitamento

Observação – O público foi de 19.773 espectadores, o que elevou a média do Santa como mandante em São Lourenço de 10.862 para 11.267. Em 22 partidas foram 247.880 torcedores por lá.

Leia mais sobre o assunto
Os maiores públicos do Santa Cruz como mandante na Arena Pernambuco

A análise do Podcast 45 Minutos (João de Andrade, Clauber Santana e Diego Borges):

Abaixo, a comemoração de Charles, que vinha aparecendo como efeito surpresa. Até marcar.


Compartilhe!