O tricolor pontuou nos últimos seis jogos, com 4V e 2E. Foto: Evelyn Victoria/Santa Cruz.
Assim como em Ceará-Mirim, o Santa Cruz também bateu o Globo no Recife, num resultado que valeu a liderança isolada do Grupo A3 pela primeira vez nesta Série D. Num jogo que parecia amarrado, com direito a susto no primeiro tempo, a vitória acabou acontecendo por 3 x 0, gols de Emerson Galego, Yan Oliveira e Miullen, todos no segundo tempo.
O primeiro aconteceu aos 10 minutos, após troca de passes. Artilheiro do Estadual atuando pelo Petrolina, Galego marcou em quatro dos últimos cinco jogos do tricolor. Desta vez, concluiu a assistência de Chiquinho, que entrou no decorrer após os pedidos da torcida, e passou Pipico na artilharia do time no Brasileirão. A vitória só virou goleada nos acréscimos! Com Yan num golaço de falta aos 47 e Miullen fazendo o seu primeiro pelo clube aos 48.
Com o resultado, o time de Felipe Conceição chegou a 17 pontos, tendo 5V, 2E e 1D em oito rodadas. Descolou do Pacajus, com o ex-líder perdendo do Nacional em Patos – agora, então, 17 x 14. Observando os demais resultados, o Santa vai ficando enraizado no G4, a zona de classificação ao mata-mata. Hoje, ampliou de 4 para 6 pontos a vantagem para o 5º lugar.
Voltou a vencer com folga
Esta foi a 29ª partida do Santa como mandante em cinco participações na Série D entre 2009 e 2023. Atualizando, o retrospecto é de 15 vitórias, 9 empates e 5 derrotas, com 62% de aproveitamento. A curiosidade fica aperto nas vitórias, com 13 das 15 ocorrendo por apenas um gol de diferença! E assim vinha sendo desde 15 de agosto de 2010, quando fez 2 x 0 no Potiguar. Enfim quebrou o tabu e ainda obteve o placar mais dilatado no Mundão.
Chuva afetou o público
Num dia de chuva intensa no Recife, o Santa enfrentou o Globo diante de 11.268 pessoas. Para a Série D é um ótimo público, mas foi o menor do clube nesta primeira fase – antes, o menor havia sido na estreia, com 13.026. Considerando os cinco jogos no Arruda, o tricolor já soma 87.862 torcedores. A média agora é de 17.572 torcedores, ainda a maior da 4ª divisão. Em relação à bilheteria, os jogos geraram R$ 1.799.767, sendo R$ 230 mil nesta noite.
Escalação do Santa Cruz, 3
Michael; Rhuan Rodrigues (Léo Fernandes), Yan Oliveira, Guedes e Marcus Vinícius (Ítalo Silva); Emerson Souza, Fabrício Bigode (Wagninho) e Pingo (Miullen); Lucas Silva, Emerson Galego e Pipico (Chiquinho). Técnico: Felipe Conceição
Escalação do Globo, 0
Luiz Henrique, Renê, Raniere, Alberto e Pedro (Luiz Felipe); Luan (Kaká), Peu e Erick (Jefferson); Vinícius (Lipe), João Victor (Odair) e Gleydson. Técnico: André Caldas
Histórico geral de Santa Cruz x Globo
6 jogos (todos os mandos)
4 vitórias tricolores (66%)
2 empates (33%)
Nenhuma vitória potiguar (0%)
Histórico geral do Santa Cruz na Série D
56 jogos em 5 participações até 14/06/2023
23 vitórias, 18 empates e 15 derrotas
62 gols feitos e 50 gols sofridos (+12)
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Santa na Série D de 2023, com 14 jogos na 1ª fase e transmissões na TV
Santa Cruz encaminha o Certificado de Clube Formador após 5 anos de ausência
Abaixo, assista aos três gols do Santa Cruz neste jogo da 8ª rodada.
VITÓRIA DA COBRA CORAL 🐍
Nesta quarta-feira (14), o @santacruzfc venceu o Globo por 3 a 0, no Arruda, pelo Brasileirão Série D. Émerson Galego, Yan Oliveira e Miullen marcaram os gols da vitória tricolor. Confira! pic.twitter.com/kp8oweZ86P
— Federação Pernambucana de Futebol (@fpfpe) June 15, 2023