O visitante pernambucano só resistiu no 1º tempo. Foto: Marcelo Malaquias/Copa do Nordeste.
Na abertura da Copa do Nordeste, o clássico regional entre Vitória (4 taças) e Santa Cruz (1 taça) começou morno, mas eventualmente acabou tendo um vencedor, com o lado que se mostrou mais disposto em Salvador. Armado com três zagueiros, o tricolor tentou praticar um futebol semelhante à estreia do Estadual, onde tomou susto até abrir o placar, diante de outro Vitória. No Barradão, a atuação na primeira etapa foi bem aquém do nível já demonstrado pelos corais.
Apesar da falta de resultados efetivos em 2020, a equipe, cuja experiente base foi mantida em 2021, conseguiu mostrar um futebol aceitável em vários momentos. Neste sábado, acho que faltou bastante, sobretudo na lenta saída de bola. O rubro-negro baiano, que escapou do rebaixamento à Série C e segue remontando o seu time, também não jogou bem no primeiro tempo, mas foi mais presente no campo ofensivo, tendo posse e buscando algo. E acabaria sendo recompensado na etapa complementar, quando balançou as redes duas vezes.
Se não deu no conjunto, o primeiro gol veio numa jogada individual, aos 25. O lateral-direito Van carregou a bola bateu de fora da área, rasteiro e certeiro. O empate, especificamente em 0 x 0, parecia tão na conta para o Santa que a resposta veio logo depois, com Brigatti fazendo três substituições uma vez, com o time se lançando ao ataque. Pois acabou dando espaço para o contragolpe, resultando num pênalti convertido pelo meia Fernando, já aos 37 minutos.
Vitória 2 x 0, mantendo o tabu de nunca ter perdido do Santa em sua casa em jogos oficiais. Agora são 12 vitórias e 2 empates. Na 1ª rodada da Lampions a marca sequer foi ameaçada.
Escalação do Vitória (melhores: Van e Fernando)
Yuri; Van, João Victor, Wallace Reis, Gabriel Bispo e Leocovick (Pedrinho); David (Ruan) e Fernando Neto; Soares (Ítalo), Vico (João Pedro) e Samuel (Aníbal). Técnico: Rodrigo Chagas
Escalação do Santa Cruz (piores: Didira e Pipico)
Jordan; Danny Morais, William Alves e Célio Santos (Caetano); Augusto Potiguar, Paulinho, Ítalo (Léo Gaúcho) e Vinícius Balotelli (João Cardoso); Didira, Chiquinho (Eduardo) e Pipico. Técnico: João Brigatti
Histórico geral de Vitória x Santa Cruz (todos os mandos)
46 jogos
13 vitórias tricolores (28,2%)
12 empates (26,0%)
21 vitórias rubro-negras (45,6%)
A análise do Podcast 45 Minutos (Celso Ishigami, Filipe Assis e Vitor Villar):
Leia mais sobre o assunto
A tabela detalhada da Copa do Nordeste de 2021, já com 16 jogos na tevê aberta
Abaixo, assista aos melhores momentos do jogo, num vídeo do perfil da Copa do Nordeste.