O meia Jorginho fez o único do gol do Sport no interior paulista. Foto: Rafael Bandeira/Sport
Jogando mal novamente, com apenas 3 finalizações no alvo entre 15 tentativas, o Sport empatou em Ribeirão Preto, em 1 x 1, e viu a aproximação dos concorrentes ao acesso na Série B. Outrora folga, a vantagem ficou em apenas apenas 2 pontos sobre o 5º lugar após esta 26ª rodada, encerrada no Estádio Santa Cruz. Ou seja, 46 x 44.
Embora estivesse em 12º lugar, o Botafogo vinha muito mal, e não foi diferente hoje. Era o lanterna do returno e ainda nem havia marcado gols nesta segunda metade da competição. Pois nem precisou de tanto para mudar a situação, tamanha a passividade do Sport, nada muito diferente do desempenho visto contra os também paulistas Guarani e Ituano.
Desvantagem cedo, de novo
Como nos dois jogos anteriores, o leão foi vazado no comecinho, com Alisson Cassiano e Sabino batendo cabeça aos 15 minutos. Com o mínimo de organização, conseguiu o empate ainda no 1T, com Jorginho. Saiu numa troca de passes, algo que o time estranhamente prefere, hoje, deixar de lado para optar por lançamentos infrutíferos. No 2T, com Enderson aparentemente satisfeito, tanto que não fez uma troca sequer até os 32 minutos, o Sport produziu pouco, se contentando com o empate num jogo bastante acessível.
Apesar da vice-liderança, o time é apenas o 12º visitante, com 3V, 6E e 4D. Assim, sem força no ataque e com a confiança reduzida na defesa, já trocando de goleiro, o rubro-negro chegou a quatro rodadas de jejum, com 2 pontos em 12 disputados. A pressão sobre o trabalho tende a aumentar, uma vez que o técnico vem tendo dificuldades para extrair algo mais do time. Pouco antes já vinha pontuando sem desempenho condizente com o elenco.
Sem Juba, sem bola parada
O jogo neste domingo foi o primeiro sem Luciano Juba, que inclusive já estreou pelo Bahia. Na ponta esquerda, o treinador acionou Peglow, que foi mal e não funcionou na bola parada. Contudo, a falta de marcação da equipe vem puxando outros setores para baixo. La na frente, o ataque passou novamente em branco. O último gol de um atacante foi justamente de Juba, há um mês. Depois, em cinco jogos, foram apenas quatro gols marcados, sendo dois do volante Ronaldo, um do lateral Felipinho e um do meia Jorginho. Muito pouco.
Escalação do Botafogo-SP, 1 (melhor: Osman)
Matheus Albino; Thássio (Ivonei), Ericson (Lucas Dias), Diogo Silva, Marcio Silva e Patrick Brey; Tárik, Carlos Emanuel e Luiz Henrique (Jean); Osman (Lucas Cardoso) e Edson Cariús (Edson Carioca). Técnico: Marcelo Chamusca
Escalação do Sport, 1 (melhor: Jorginho; piores: Ronaldo, Sabino e Peglow)
Denis; Rosales, Alisson Cassiano, Sabino e Felipinho; Ronaldo Henrique (Fábio Matheus), Felipe (Fabinho) e Jorginho (Alan Ruiz); Labandeira (Edinho), Peglow (Michel Lima) e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira
Histórico geral de Botafogo-SP x Sport
11 jogos (todos os mandos)
5 vitórias rubro-negras (45,4%)
3 empates (27,2%)
3 vitórias paulistas (27,2%)
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Sport na Série B do Brasileirão 2023, com 38 jogos e transmissões na TV
Abaixo, assista aos gols do empate entre Botafogo-SP e Sport, pela 26ª rodada da Série B.
Veja os gols do empate entre @botafogofsa e @sportrecife pelo #BrasileirãoBetano! pic.twitter.com/qwnuKzBxdx
— Brasileirão Betano – Série B (@BrasileiraoB) September 4, 2023