Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Sport 1 x 1 Vasco na Série B

O início da comemoração do empate vascaíno, aos 48 do 2º tempo. Foto: Daniel Ramalho/Vasco.

Com a Ilha do Retiro já esvaziada, 40 minutos após o período no qual se esperava o fim, o árbitro Raphael Claus encerrou a disputa entre Sport e Vasco, com o empate mantendo o clube carioca no G4 e três pontos à frente do leão pernambucano, 56 x 53. A decisão foi tomada porque o visitante não via condição de segurança no estádio, que ainda tinha, àquela altura, gente sendo atendida em ambulâncias após a invasão da torcida localizada na geral da sede.

Por isso, a história começa pelo fim. Na reta final, num chute defensável, o limitado goleiro Saulo espalmou mal e, no rebote, cometeu o pênalti em Alex Teixeira. O lance foi revisado pelo VAR, que acertou na mudança da marcação de campo. Na cobrança, Raniel acertou o cantinho e empatou o jogo, com o 1 x 1 tendo gosto de vitória para o Vasco. Na comemoração, ele pulou as placas de publicidade e foi até a frente do setor onde fica a maior torcida uniformizada do Sport. Ex-Santa Cruz, com a rivalidade natural, foi “pedir silêncio”.

Sem justificativa pra violência

Você pode achar que o jogador passou do ponto, que desrespeitou a torcida da casa, o que for. Porém, ali, cabia somente ao árbitro a punição ao atleta, que já receberia o cartão amarelo, pois tirou a camisa após o gol. Só não cabia à torcida as dezenas de objetos arremessados contra os jogadores adversários, como uma pedra do tamanho de uma caixa de sapato – felizmente, sem feridos neste caso. Não cabia arrombar o portão, invadir o campo e agredir bombeiros civis, um homem e uma mulher próximos à grade. Por nada!

Isso tudo, em qualquer lugar, é crime. E mais uma vez a percepção de alguns (e desta vez não foram poucos) é a de que no futebol a “resposta é diferente”, em algo sem justificativa alguma. Como consequência daquela selvageria, o Vasco foi correndo para os vestiários, de lá não saiu mais. Alegou falta de segurança, mesmo com boa parte do público indo embora minutos depois e com o Batalhão de Choque já inteiro no campo, cercando o alambrado.

No caos, a escolha perfeita

Embora ache que a decisão do Vasco também passe pelo resultado momentâneo, excepcional para a tabela e pelo futebol apresentado, com o leão tendo 20 x 8 em finalizações, foram os marginais que invadiram o gramado e vandalizaram o setor atrás da barra que condicionaram isso. Ao Vasco, paralelamente ao susto, a falta de necessidade de jogar mais 8 minutos sob pressão. É a minha opinião, sem espaço para nuances. É preciso ser direto nisso, pois trata-se de um problema antigo no Sport, que já custou muita coisa.

O tal grupo organizado, que no domingo sequer usou a vestimenta clássica já como punição sobre brigas no domingo anterior, dentro da sede, tem episódios de violência que já tiraram mandos de campo que minaram até uma campanha em busca da vaga na Libertadores e, agora, minutos preciosos na duríssima corrida pelo acesso, com a interdição da Ilha sendo algo óbvio nos próximos dias. Além do ponto principal: a violência disseminada, mais uma vez. A postura de Raniel deveria ser avaliada na esfera esportiva. O que houve além é outra coisa. É crime.

Sport em 35 rodadas na Série B de 2022
Mandante – 18 jogos; 12V, 5E e 1D (41 pts e 75.9%)
Visitante – 17 jogos; 2V, 6E e 9D (12 pts e 23.5%)

Escalação do Sport (melhor: Labandeira; pior: Saulo)
Saulo; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino (Chico) e Sander; Fabinho, Ronaldo Henrique (Willian Oliveira) e Luciano Juba (Denner); Facundo Labandeira (Giovanni), Gustavo Coutinho (Wanderson) e Vagner Love. Técnico: Claudinei Oliveira

Escalação do Vasco (melhor: Anderson Conceição; pior: Miranda)
Thiago Rodrigues; Miranda (Alex Teixeira), Danilo Boza, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara (Carlos Palacios), Andrey Santos, Marlon Gomes (Gabriel Pec) e Nenê (Raniel); Figueiredo e Eguinaldo (Erick). Técnico: Jorginho

Histórico geral de Sport x Vasco (todos os mandos)
46 jogos
12 vitórias rubro-negras (26,0%)
16 empates (34,7%)
18 vitórias cariocas (39,1%)

Leia mais sobre o assunto
A tabela de jogos do Sport no Campeonato Brasileiro da Série B de 2022

Abaixo, assista aos gols de Labandeira e Raniel, ambos no 2º tempo. O vídeo é do perfil da Série B.


Compartilhe!