Compartilhe!
  •  
  • 11
  •  
  •  

Mikael teve uma boa chance para abrir o placar, mas chutou mal. Foto: Anderson Stevens/Sport.

Com apenas 2 pontos em 15 disputados, o Sport faz, de longe, a sua pior a campanha na Copa do Nordeste. O levantamento considera as 14 participações desde 1994, com a eliminação na primeira fase de 2021 sendo fato quase consumado. Sem mostrar, efetivamente, um poder de reação, o leão fez outro jogo desorganizado, valendo apenas pelo o volume e nada mais. Assim, acabou derrotado pelo Confiança, que venceu na Ilha do Retiro pela primeira vez em sua história.

Por sinal, também foi o primeiro triunfo do campeão sergipano nesta edição da Lampions. Pelo 1T, o time de Daniel Paulista poderia ter obtido um resultado mais tranquilo, além do 1 x 0, mas teve no ponta Robinho o “culpado”. Aspas porque o jogador teve uma boa atuação, com movimentação, velocidade e visão de jogo, mas falhou nas finalizações, incluindo um pênalti e dois chutes cara a cara – onde teve o mérito de sair dos marcadores.

Assim, o visitante precisou sustentar o placar mínimo, construído num gol de Bruninho, ex-Sport, aos 23, escorando a assistência de… Robinho, que ganhou de Maidana. Vale pontuar que o zagueiro esteve numa péssima noite, pois também cometeu o pênalti. Numa arbitragem fraca, ambos os times tiveram um vermelho direto de forma excessiva. A lacuna entre as expulsões, com Ronaldo aos 40/1T e Marcelinho aos 2/2T, dá uma cara de “compensação” do erro, o que, obviamente, não anula o erro inicial. Com a igualdade numérica retomada, o leão tentou bastante, mas não encontrou uma solução para furar a barreira do time proletário. E quando conseguiu falhou nas finalizações, caso do estreante Maxwell. O apito final aos 51 minutos ampliou a má fase do time pernambucano, que completa um mês sem vitória.

São oito jogos de jejum, com 3E e 5D, somando equipes formadas por juniores, reservas e, caso dos minutos finais desta noite, titulares. A soma dos insucessos cai no colo de Jair Ventura, que deve, sim, ser cobrado pelos resultados, até as formações reservas, uma vez que o desafio técnico até aqui foi baixo de uma forma geral – exceção feita ao Bahia, que, por sua vez, atropelou. Como consequência, rapidamente o alívio da permanência na Série A já dá lugar a um time eliminado na Copa do Brasil, virtualmente eliminado no Nordestão e tendo apenas o Estadual para jogar à vera até o início de maio. A falta de planejamento de uma direção cujo biênio já passou está custando muito caro para a largada do futebol em “2021”…

Sobre Jair Ventura
Deixando a minha opinião registrada antes de qualquer decisão oficial. Eu manteria Jair Ventura no comando do Sport, pois a sua parcela de culpa é bem inferior à da direção. A saída do técnico, caso tenha sido algo realmente cogitado internamente, seria uma resposta oca à crise na Ilha.

Escalação do Sport (melhor: Carlos Eduardo; piores: Maidana, Dalberto e Ewerthon)
Carlos Eduardo; Ewerthon (Patric, intervalo), Adryelson, Maidana e Sander; Marcão (Betinho, intervalo), Ronaldo e Gustavo (Thiago Neves, 22/2T); Dalberto (Neilton, 22/2T), Mikael e Toró (Maxwell, intervalo). Técnico: Jair Ventura

Escalação do Confiança (melhores: Robinho, Bruninho e Rafael Santos)
Rafael Santos; Marcelinho, Nirley, Nery Bareiro e Nailton; Gilberto, Renan Areias (Adryan, 30/2T) e Bruninho (Iago, 30/2T); Robinho, Cristiano (Caíque Sá, 5/2T) e Álvaro. Técnico: Daniel Paulista

Histórico de Sport x Confiança (todos os mandos)
15 jogos
6 vitórias rubro-negras (40,0%)
7 empates (46,6%)
2 vitórias sergipanas (13,3%)

Curiosidade histórica
Esta foi a 1ª vitória do Confiança sobre o Sport numa competição oficial. Até então, a única vitória do clube havia ocorrido há 31 anos, mais precisamente em 28 de julho de 1990, num amistoso disputado em Sergipe. Na ocasião, o clube proletário venceu por 2 x 1. Em 2021, voltou a festejar.

A análise do Podcast 45 Minutos (Cassio Zirpoli, Celso Ishigami e Fred Figueiroa):

Abaixo, assista aos melhores momentos do jogo, num vídeo do perfil da Copa do Nordeste.


Compartilhe!
  •  
  • 11
  •  
  •