Os campeões nacionais de 2019 vão disputar o primeiro título nacional de 2020, em Brasília.
Após um hiato de 29 anos, a Supercopa do Brasil volta a ser realizada. Em 2020, a disputa será retomada, oficialmente, com o jogo entre Flamengo, o campeão da Série A, e Athletico-PR, o campeão da Copa do Brasil.
Ou seja, trata-se de uma disputa aberta aos campeões dos torneios nacionais de elite – em caso de “dobradinha”, o regulamento prevê a vaga ao vice-campeão brasileiro. Inicialmente, o confronto entre os rubro-negros estava programado para 19 de janeiro, abrindo a temporada do futebol brasileiro, mas foi adiado para 16 de fevereiro, de forma excepcional, devido à participação do Fla no Mundial de Clubes até 21 de dezembro. A CBF confirmou outros detalhes desta edição, incluindo uma premiação milionária, com duas cotas.
– Estádio Mané Garrincha, com 72.231 lugares
– Jogo às 11h, com eventos integrados no fim de semana
– Disputa em 90 minutos; em caso de empate, pênaltis
– R$ 5 milhões ao campeão e R$ 2 milhões ao vice
Embora a Copa do Brasil exista desde 1989, dividindo o calendário com o Brasileirão, a Supercopa do Brasil só foi realizada em duas oportunidades, em 1990 e 1991, com Grêmio e Corinthians levando as taças, respectivamente. Nesse tempo todo, 28 duelos de campeões foram desperdiçados. Agora, a ideia é manter a continuidade. Inclusive, o comunicado da CBF traz um outro ponto que chamou a atenção, com a confirmação da rotatividade de sedes da Supercopa do Brasil. Eis a declaração do presidente da entidade, Rogério Caboclo:
“Iniciaremos por Brasília e nossa ideia é espalhar essa experiência para uma grande cidade brasileira a cada ano. Vamos abrir a temporada com um importante título em disputa e proporcionar uma experiência diferenciada para os torcedores que forem ao jogo.”
Em tese, considerando a infraestrutura da reestreia, Fonte Nova, Arena Pernambuco, Arena das Dunas e Castelão podem pintar na agenda em algum momento. Seria interessante…
Leia mais sobre o assunto
Com campanha avassaladora, Flamengo conquista o Brasileirão de 2019
Athletico-PR ganha a Copa do Brasil de 2019. O 2º título nacional do CAP
As 28 edições “descartadas” da Supercopa do Brasil, entre 1992 e 2019