Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Sport 2 x 0 Santa Cruz pelo Pernambucano

Juba chegou a 5 gols e empatou na artilharia do Estadual. Foto: Rafael Bandeira/Sport.

Durante os 90 minutos de bola rolando na Ilha do Retiro, o Santa Cruz só conseguiu oferecer algum perigo ao Sport durante 15, na retomada do 2º tempo. Àquela altura, os corais já haviam feito duas substituições, com o time indo do 5-3-2 para o 4-3-3. A tentativa de conter o setor ofensivo rubro-negro tinha dado muito errado, com o revés de 1 x 0 sendo econômico em relação ao domínio do mandante. Mesmo sem tanta intensidade desta vez, mas controlando bem as ações, o Sport teve 4 x 0 em finalizações certas no 1º tempo, incluindo o belo marcado, tanto pelo passe de Ronaldo quanto pela finalização de Jorginho.

Voltando ao ponto chave do Clássico das Multidões, o princípio de reação foi brecado numa síntese da diferença entre os dois times nesta temporada. Mesmo sendo a melhor peça coral, o volante Arthur foi desarmado, expondo a fragilidade da defesa como um tudo. Enquanto isso, Labandeira, que acabara de entrar, mostrou a melhor reposição do leão, e a finalização de Juba, de pé direito, validou o melhor jogador do estado, hoje – veja abaixo.

Em 2023, o lateral/meia/ponta chegou a 9 gols e 8 assistências em 17 jogos. Ou seja, tem participação direta em 1 gol por jogo. Contra Náutico e Santa, nos últimos clássicos, conseguiu isso finalizando bem. Ao todo, segundo o Footstats, o leão teve 6 x 1 em chutes certos, 8 x 3 em escanteios, 5 x 2 em cruzamentos e 7 x 3 nos desarmes. Foi melhor.

Santa ameaçado na tabela

Justificando o favoritismo no sábado, o Sport venceu por 2 x 0 diante de 21 mil torcedores, num jogo com duas torcidas, enfim, e chegou a 27 pontos no Campeonato Pernambucano. Invicto, tendo 8V, 3E e 0D, o time de Enderson garantiu a sua presença já na semifinal. Na verdade, está praticamente assegurado como líder da 1ª fase – campanha que já valeria vaga na Copa do Brasil de 2024. Com 9 pontos à frente do Retrô, só perde a ponta se o clube-empresa de Camaragibe vencer os três jogos restantes e tirar 9 gols de diferença no saldo, além de contar com a derrota do Sport diante do Central na última rodada. Parece difícil.

Quanto ao Santa, o time de Ranielle agora figura em 9º lugar, apenas uma posição acima da zona de rebaixamento do PE. Tendo ainda três jogos a disputar, o tricolor segue com boa chance de classificação, até mesmo pelos adversários. Pegará Íbis e Central em casa e o já rebaixado Belo Jardim fora. Porém, preocupa a vaga na Série D do próximo ano, caso seja necessário. A FPF tem direito a 2 vagas. Uma deve ser do Retrô. Depois, a fila vem com Central (14), Salgueiro (13), Petrolina (13), Porto (13), Maguary (12) e Santa (12). É gente.

Escalação do Sport (melhores: Jorginho, Ronaldo e Juba)
Renan; Eduardo (Ewerthon), Sabino, Chico e Igor Cariús; Ronaldo (Pedro Martins), Fabinho e Jorginho (Gabriel Santos); Edinho (Facundo Labandeira), Luciano Juba e Vágner Love (Matheus Vargas). Técnico: Enderson Moreira

Escalação do Santa Cruz (melhor: Marcus Vinícius; piores: Yanno, Daniel e Pipico)
Michael; Ítalo Melo, Alemão e Gabriel Yanno (Anderson Paulista); Jefferson Feijão (Dayvid), Daniel Pereira (Maranhão), Arthur, Felipe Gedoz (Chiquinho) e Marcus Vinícius; Lucas Silva e Pipico. Técnico: Ranielle Ribeiro

Histórico de Sport x Santa Cruz na Ilha do Retiro

275 jogos
125 vitórias rubro-negras (45,4%)
73 empates (26,5%)
77 vitórias tricolores (28,0%)
Geral: 565 jogos, 235V do Sport, 161E e 169V do Santa

Leia mais sobre o assunto
A tabela do Pernambucano 2023, agora com 13 clubes; 84 jogos na TV

Assista ao 1º gol do Sport, com Jorginho aos 14 do 1º tempo.

Agora veja o 2º gol rubro-negro, com Juba fechando o placar 16 do 2º tempo.


Compartilhe!