Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

O ranking completo com as 50 maiores bases digitais do país. Caso esteja num celular, “estique” a tela para melhorar a visualização do quadro. O seu clube está presente?

O Ibope-Repucom publicou a atualização das bases digitais dos principais clubes brasileiros, somando os perfis oficiais nas cinco redes sociais mais utilizadas no futebol até outubro de 2020 – Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e TikTok. Ao todo, o ranking digital conta com 50 times monitorados, incluindo 15 nordestinos. A seguir, uma análise do blog focada na região, sendo esta tabela a 7ª desde o início da pandemia e a terceira após a largada das Séries A, B e C do Brasileiro. Obviamente, o futebol em atividade ajudou a alavancar os dados.

Após três meses, o Sport recuperou o 13º lugar no ranking nacional, ultrapassando mais uma vez o Botafogo – os dois clubes vêm numa disputa antiga pela posição. O leão tirou a desvantagem de 17 mil e já terminou o mês com 4 mil a mais que o time carioca. Já em relação à defesa da liderança regional, o time pernambucano voltou a abrir diferença sobre o Bahia. Desta vez de 105 mil para 143 mil – foi apenas a 6ª vez em 28 meses.

A base de crescimento do Sport foi dividida entre TikTok e Insta, num volume bem maior que o rival de Salvador, de fato num ritmo abaixo neste mês – sobre o Bahia, vale dizer que o clube vem investindo mais no Sócio Digital, a sua plataforma própria de streaming. A lista segue com Ceará, Fortaleza e Vitória, todos acima de 2 milhões na soma das redes. Curiosamente, são cinco nordestinos do 13º ao 19º do ranking – Botafogo e Athletico são os “intrusos”.

Pelo critério adotado pelo instituto, o levantamento soma os 20 times presentes na Série A deste ano e os 30 com as maiores bases digitais nas demais divisões, ou mesmo aqueles sem participação no Campeonato Brasileiro de 2020. No topo da lista combinada, o Flamengo é o único no patamar de 30 milhões (já soma 35,8 mi). Além disso, o atual campeão do Brasileirão e da Libertadores abriu 11,0 mi sobre o Corinthians. A seguir, os seis quadros sobre o Nordeste (e o top 3 nacional), com as respectivas evoluções mensais e as observações do blog sobre os novos dados, contabilizados pela equipe do Ibope até o dia 30 de setembro.

Obs 1. O asterisco (*) corresponde à maior evolução do NE no último mês.

Obs 2. Uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas, com a lista contando cada uma delas. E também pode, em tese, seguir perfis rivais, também contabilizados nas listas.

1) Soma das cinco redes quantificadas
Nesta atualização, seis clubes nordestinos tiveram crescimento absoluto acima de 10 mil. Três a menos que o mês passado, com o ritmo do TikTok começando a ficar menos acentuado – algo esperado após a ótima arrancada. Pela 2ª vez seguida, o Sport, que já é o líder, conseguiu a maior evolução da região, com 57 mil adesões – foram 73 mil na lista passada. Em relação ao ranking do NE, uma alteração no top ten, com o CSA tomando o 10º lugar do América de Natal.

Top 15 do NE
1º) 3.631.443 – Sport (+57.055)*
2º) 3.487.934 – Bahia (+18.558)
3º) 2.204.848 – Ceará (+39.963)
4º) 2.147.274 – Fortaleza (+40.913)
5º) 2.081.071 – Vitória (+13.726)
6º) 1.215.343 – Santa Cruz (+5.381)
7º) 553.138 – Náutico (+7.202)
8º) 509.306 – Íbis (+14.127)
9º) 491.295 – ABC (+9.208)
10º) 471.841 – CSA (+5.607)
11º) 471.059 – América-RN (+2.336)
12º) 418.286 – CRB (+7.600)
13º) 316.464 – Sampaio Corrêa (+7.856)
14º) 253.816 – Botafogo-PB (+1.844)
15º) 231.230 – Campinense (+1.546)

Top 3 do Brasil
1º) 35.838.398 – Flamengo (+569.493)
2º) 24.803.758– Corinthians (+253.456)
3º) 15.807.565 – São Paulo (+73.580)

2) Facebook
Dos 15 clubes nordestinos presentes, apenas 6 tiveram decréscimo na rede de Mark Zuckerberg, o menor dado em muito tempo – entre maio e agosto, por exemplo, os negativados variaram entre 11 e 14 times. Entretanto, a base de seguidores segue estagnada, apenas oscilando, tanto para baixo (até -412) quanto para cima (até +1,9 mil). Sobre o ranking regional nesta rede, liderada há tempos pelo Bahia, nenhuma mudança. Hoje, as principais disputas estão pelo 3º lugar (Fortaleza x Ceará) e pelo 10º lugar (CSA x Sampaio).

Top 15 do NE
1º) 1.118.227 – Bahia (-164)
2º) 1.058.830 – Sport (+496)
3º) 920.222 – Fortaleza (+1.431)
4º) 893.884 – Ceará (+1.164)
5º) 550.566 – Santa Cruz (-412)
6º) 492.053 – Vitória (+1.962)*
7º) 236.729 – América-RN (-108)
8º) 219.986 – ABC (+281)
9º) 211.785 – Náutico (-8)
10º) 158.835 – CSA (+955)
11º) 156.868 – Sampaio Corrêa (+945)
12º) 144.867 – CRB (+377)
13º) 140.160 – Íbis (-271)
14º) 124.008 – Campinense (-26)
15º) 89.685 – Botafogo-PB (+15)

Top 3 do Brasil
1º) 12.178.981 – Flamengo (+53.799)
2º) 11.208.073 – Corinthians (-12.852)
3º) 6.633.153 – São Paulo (-5.731)

3) Twitter
Pelo 2º mês seguido, o Twitter registrou crescimento de todos – o período anterior foi marcado pela varredura de perfis inativos, com vários clubes negativados. A evolução seguiu no patamar recente (e já estabilizado) da rede mais utilizada pelos brasileiros para debater futebol, segundo com estudo do próprio Ibope. O destaque ficou por conta do Íbis, atraindo adeptos pela tiração de onda com outros clubes país afora – foram 7 mil novos seguidores. Mais uma ranking sem mudanças. Última curiosidade: dos 15 nordestinos presentes, só os dois paraibanos seguem sem o selo azul de verificação.

Top 15 do NE
1º) 1.573.329 – Sport (+4.416)
2º) 1.449.143 – Bahia (+4.197)
3º) 1.132.221 – Vitória (+439)
4º) 328.140 – Ceará (+3.857)
5º) 274.807 – Fortaleza (+3.694)
6º) 244.710 – Santa Cruz (+834)
7º) 218.281 – Íbis (+6.872)*
8º) 146.489 – Náutico (+1.174)
9º) 122.737 – ABC (+321)
10º) 99.441 – América-RN (+222)
11º) 84.189 – CRB (+1.003)
12º) 45.857 – CSA (+878)
13º) 33.791 – Botafogo-PB (+143)
14º) 32.046 – Campinense (+50)
15º) 14.075 – Sampaio Corrêa (+678)

Top 3 do Brasil
1º) 6.959.953 – Flamengo (+93.807)
2º) 6.167.593 – Corinthians (+22.532)
3º) 4.341.603 – São Paulo (+10.975)

4) Instagram
O Ceará manteve a liderança no Insta pelo 6º mês seguido e ampliou bastante a vantagem sobre o segundo colocado, de 42 mil para 59 mil. Trata-se de uma margem segura para que o clube se mantenha à frente por um bom período. Nesta atualização, todos os nordestinos presentes evoluíram. Além do vozão, destaque para o Sport, com +18 mil. No mês, o clube lançou dois uniformes alternativos, nos dias 15 e 30, e se recuperou na Série A. Em relação as colocações, sem mudanças.

Top 15 do NE
1º) 734.424 – Ceará (+25.642)*
2º) 674.445 – Fortaleza (+8.088)
3º) 669.064 – Bahia (+7.825)
4º) 648.384 – Sport (+18.843)
5º) 350.697 – Vitória (+9.026)
6º) 278.767 – Santa Cruz (+3.059)
7º) 214.349 – CSA (+2.474)
8º) 156.230 – CRB (+2.720)
9º) 150.865 – Íbis (+7.526)
10º) 132.764 – Náutico (+2.726)
11º) 123.221 – Sampaio Corrêa (+2.193)
12º) 117.572 – ABC (+3.738)
13º) 104.170 – América-RN (+1.444)
14º) 95.716 – Botafogo-PB (+608)
15º) 65.507 – Campinense (+921)

Top 3 do Brasil
1º) 8.949.464 – Flamento (+171.887)
2º) 5.160.592 – Corinthians (+89.176)
3º) 3.037.209 – São Paulo (+38.836)

5) Youtube
Após dois meses seguidos com todo mundo crescendo simultaneamente, esta atualização na rede de vídeos traz o Botafogo como exceção. O time de João Pessoa apresentou o mesmo dado – no caso da desta rede, os dados divulgados são arredondados, “facilitando” esta possibilidade. O Sport teve a maior evolução a partir da transmissão do lançamento do 3º uniforme – as lives e as transmissões de jogos também alavancaram os times cearenses há alguns meses (e ambos dispararam na ponta). O ranking regional é o mesmo do mês anterior, mas é preciso que pontuar que Íbis aparece sem canal, embora tenha perfil oficial, hoje com 3.490 pessoas.

Top 14 do NE
1º) 172.000 – Fortaleza (+2.000)
2º) 134.000 – Ceará (+2.000)
3º) 131.000 – Bahia (+3.000)
4º) 123.000 – Sport (+8.000)*
5º) 65.200 – Santa Cruz (+500)
6º) 51.500 – Vitória (+1.900)
7º) 28.400 – Botafogo-PB (igual)
8º) 28.000 – América-RN (+700)
9º) 25.600 – CSA (+500)
10º) 20.600 – ABC (+800)
11º) 18.200 – CRB (+500)
12º) 17.400 – Náutico (+1.900)
13º) 11.700 – Sampaio Corrêa (+300)
14º) 9.610 – Campinense (+590)

Top 3 do Brasil
1º) 5.650.000 – Flamengo (+150.000)
2º) 1.420.000 – Palmeiras (+20.000)
3º) 1.370.000 – Corinthians (+110.000)

6) TikTok
Presente pela 5ª vez no ranking digital do Ibope, o TikTok segue com crescimento elevado, com muitos jovens aderindo à rede de compartilhamento de vídeos curtinhos Entretanto, esta foi a primeira atualização sem mudanças no ranking regional, com o Sport ainda na liderança – o clube tem a 6ª maior base do país. O leão pernambucano teve 25 mil adesões, o mesmo patamar do leão cearense, que ficou à frente neste mês por 400 pessoas. Aqui, o Íbis segue como o único nordestino da lista geral do Ibope a não ter um perfil no TikTok.

Top 14 do NE
1º) 227.900 – Sport (+25.300)
2º) 120.500 – Bahia (+3.700)
3º) 114.400 – Ceará (+7.300)
4º) 105.800 – Fortaleza (+25.700)*
5º) 76.100 – Santa Cruz (+1.400)
6º) 54.600 – Vitória (+500)
7º) 44.700 – Náutico (+1.400)
8º) 27.200 – CSA (+800)
9º) 14.800 – CRB (+3.000)
10º) 10.600 – Sampaio Corrêa (+3.740)
11º) 10.400 – ABC (+4.068)
12º) 6.224 – Botafogo-PB (+1.078)
13º) 2.719 – América-RN (+78)
14º) 59 – Campinense (+13)

Top 3 do Brasil
1º) 2.100.000 – Flamengo (+100.000)
2º) 897.500 – Corinthians (+44.600)
3º) 497.600 – Palmeiras (+94.400)


Compartilhe!