Na tevê aberta, o jogo no Nilton Santos foi exclusivo do SBT. Imagem: SBT/reprodução.
O segundo jogo da Seleção Brasileira na Copa América de 2021, realizado numa noite de quinta-feira, no Rio, teve uma audiência inferior à estreia. A goleada sobre os peruanos, com gols de Alex Sandro, Neymar, Éverton Ribeiro e Richarlison, teve uma redução bruta de 0,6 ponto, segundo a medição da Kantar Ibope Media no painel nacional. A média no SBT foi de 11,5 pontos.
Ao menos nesta segunda rodada da fase de grupos, ainda não cresceu o costume sobre os jogos da canarinha no canal de Silvio Santos – à parte do interesse real sobre a competição, claro. Analisando por cidade, foram cenários bem distintos, de Fortaleza, que liderou entre as 15 metrópoles presentes no balanço, a Belo Horizonte, a única praça com menos de dois dígitos. No caso da capital cearense, a audiência foi bem acima mesmo. A TV Jangadeiro, a afiliada local, registrou um índice de 17,2 pontos, ou 5,7 pontos a mais que a média no país.
Na estreia do torneio, a TV Jornal do Recife havia liderado entre as praças do canal. Desta vez, aparece em 4º lugar, com queda de 16,2 pontos para 13,3. Salvador, a outra capital nordestina presente, repetiu a posição, ficando em 12º. Cada ponto, lembrando, corresponde a 1% da população da respectiva praça analisada – abaixo, confira o ranking tanto em pontos quanto em telespectadores absolutos. Considerando os dois jogos, a média da Seleção no SBT, na Copa América, está em 11,8 pontos. Os dois primeiros jogos da edição passada, em 2019, na Globo, tiveram uma média de 33,3 pontos. Ou seja, quase o triplo.
Na última semana, o futebol na Globo, com clubes, teve uma média nacional de 20,2 pontos, já acima da Seleção Brasileira, mas sendo apenas a 10ª programação de maior audiência na emissora no período. Apesar do dado visivelmente interior na copa, a audiência interna do SBT tem sido ótima. Tanto que o jogo do Brasil foi a única programação com dois dígitos.
A audiência nacional da Seleção na Copa América 2021 (no SBT)
13/06 – 12,1 pontos, Brasil 3 x 0 Venezuela (1ª fase)
17/06 – 11,5 pontos, Brasil 4 x 0 Peru (1ª fase)
A audiência nacional da Seleção na Copa América 2019 (na Globo)
14/06 – 32,9 pontos, Brasil 3 x 0 Bolívia (1ª fase)
18/06 – 33,7 pontos, Brasil 0 x 0 Venezuela (1ª fase)
22/06 – 26,9 pontos, Brasil 5 x 0 Peru (1ª fase)
27/06 – 36,4 pontos, Brasil (4) 0 x 0 (3) Paraguai (quartas)
02/07 – 43,3 pontos, Brasil 2 x 0 Argentina (semi)
07/07 – 36,8 pontos, Brasil 3 x 1 Peru (final)
Audiência média em pontos de Brasil 4 x 0 Peru no SBT, em 17/06
1º) 17,2 – Fortaleza
2º) 14,1 – Goiânia
3º) 13,9 – Brasília
4º) 13,3 – Recife
4º) 13,3 – Manaus
6º) 13,1 – Vitória
7º) 11,8 – São Paulo
8º) 11,5 – Curitiba
9º) 11,3 – Belém
10º) 10,7 – Porto Alegre
11º) 10,6 – Florianópolis
12º) 10,5 – Salvador
13º) 10,1 – Campinas
14º) 10,0 – Rio de Janeiro
15º) 8,8 – Belo Horizonte
Audiência média em telespectadores de Brasil 4 x 0 Peru no SBT, em 1/06
1º) 1,134 milhão – São Paulo
2º) 673 mil – Rio de Janeiro
3º) 298 mil – Fortaleza
4º) 227 mil – Belo Horizonte
4º) 227 mil – Recife
6º) 223 mil – Porto Alegre
7º) 185 mil – Curitiba
8º) 179 mil – Salvador
9º) 163 mil – Brasília
10º) 162 mil – Goiânia
11º) 117 mil – Belém
12º) 112 mil – Vitória
13º) 106 mil – Campinas
14º) 100 mil – Manaus
15º) 55 mil – Florianópolis
Leia mais sobre o assunto
As audiências da estreia da Seleção na Copa América, no SBT; Recife liderou no país
Financiamento coletivo
Confira a campanha de apoio financeiro ao blog, com jornalismo 100% independente