Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Na tevê aberta, o jogo no Mané Garrincha foi exclusivo do SBT. Imagem: SBT/reprodução.

Após 32 anos, o SBT voltou a exibir a Seleção Brasileira na Copa América. Na largada de 2021, o canal de Silvio Santos teve uma audiência média de 12,1 pontos, segundo a medição da Kantar Ibope Media no painel nacional. A goleada do Brasil sobre a Venezuela foi o único programa da emissora a registrar dois dígitos na última semana. Sobre o jogo da Seleção em si, a partida foi muito abaixo da média no torneio em sinal aberto – nas edições seguintes a 1989, a copa foi exibida na Rede Globo. Na estreia de 2019, por exemplo, a média foi de 32,9 pontos, ou 20,8 pontos a mais.

Desta vez, na noite de domingo, a partida acabou perdendo a liderança nacional para o “Domingão do Faustão”, na Globo, que na verdade foi apresentado excepcionalmente por Tiago Leifert. Dentro do Sistema Brasileiro de Televisão, no entanto, o jogo rendeu bastante, sobretudo no Nordeste. Considerando as 15 metrópoles mensuradas regularmente pelo instituto, as duas primeiras colocações foram da região, com Recife e Fortaleza.

Com 16,2 pontos, a audiência da TV Jornal de PE foi a maior entre as 108 emissoras com o sinal do SBT no país, num dado interno do canal. Durante o jogo em Brasília, o jogo chegou a um pico de 25,5 pontos na capital pernambucana. Cada ponto, lembrando, corresponde a 1% da população da respectiva praça analisada – abaixo, confira o ranking tanto em pontos quanto em telespectadores absolutos. Na média, a TV Jangadeiro do CE veio pouco depois, com 15,0 pontos. Já Salvador, a outra cidade nordestina presente, aparece apenas em 12º.

Sobre a Copa América de 2021, o Brasil fará de quatro (1ª fase) a sete jogos (final). Na vitoriosa campanha de 2019, numa edição também realizada em casa, a média televisiva no âmbito nacional foi de 35,0 pontos. Na ocasião, na Globo, as partidas oscilaram entre 26,9 e 43,3 pontos. No blog, vou acompanhar o rendimento no SBT, imaginando a possibilidade de aumento a partir do costume sobre o novo espaço da Seleção no torneio.

A audiência nacional da Seleção na Copa América 2021 (no SBT)
13/06 – 12,1 pontos, Brasil 3 x 0 Venezuela (1ª fase)

A audiência nacional da Seleção na Copa América 2019 (na Globo)
14/06 – 32,9 pontos, Brasil 3 x 0 Bolívia (1ª fase)
18/06 – 33,7 pontos, Brasil 0 x 0 Venezuela (1ª fase)
22/06 – 26,9 pontos, Brasil 5 x 0 Peru (1ª fase)
27/06 – 36,4 pontos, Brasil (4) 0 x 0 (3) Paraguai (quartas)
02/07 – 43,3 pontos, Brasil 2 x 0 Argentina (semi)
07/07 – 36,8 pontos, Brasil 3 x 1 Peru (final)

Audiência média em pontos de Brasil 3 x 0 Venezuela no SBT, em 13/06
1º) 16,2 – Recife
2º) 15,0 – Fortaleza
3º) 14,2 – Manaus
4º) 13,8 – Vitória
5º) 13,6 – Brasília
6º) 12,7 – São Paulo
7º) 12,3 – Curitiba
8º) 11,7 – Campinas
9º) 11,6 – Goiânia
10º) 10,9 – Porto Alegre
11º)10,8 – Rio de Janeiro
12º) 10,7 – Salvador
13º) 10,0 – Belo Horizonte
14º) 9,5 – Florianópolis
15º) 9,1 – Belém

Audiência média em telespectadores de Brasil 3 x 0 Venezuela no SBT, em 13/06
1º) 1,206 milhão – São Paulo
2º) 736 mil – Rio de Janeiro
3º) 295 mil- Recife
4º) 250 mil – Belo Horizonte
5º) 244 mil – Fortaleza
6º) 241 mil – Porto Alegre
7º) 220 mil – Salvador
8º) 208 mil – Curitiba
9º) 159 mil – Brasília
10º) 140 mil – Vitória
11º) 123 mil – Campinas
12º) 118 mil – Goiânia
13º) 103 mil – Manaus
14º) 81 mil – Belém
15º) 55 mil – Florianópolis

Leia mais sobre o assunto
Brasil vence Venezuela na abertura da Copa América e Neymar vira vice-artilheiro geral


Compartilhe!