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A equipe do SBT montada especialmente para a definição do título carioca, o único jogo no canal.

A final do Campeonato Carioca de 2020 foi exibida pelo SBT para todo o país. Consequência direta da Medida Provisória de nº 984, que alterou a regra dos direitos de transmissão, dando prioridade ao mandante, a transmissão ocorreu após uma negociação de última hora, com o Flamengo, o mandante do último Fla-Flu, firmando um acordo pontual com a emissora de Silvio Santos. Mesmo vendendo seis cotas nacionais de patrocínio e outras regionais, em algumas localidades, o negócio segue em debate se foi bom ou não para o time carioca. Para o SBT, foi ótimo.

Ganhou um jogo de apelo sem expectativa alguma, lucrou em cima disso e ainda viu a sua audiência média crescer bastante. De acordo com os dados da Kantar Ibope Media, que mensura as 15 maiores metrópoles do país, o índice nacional foi de 15,3 pontos, muito acima do histórico recente do Sistema Brasileiro de Televisão. O jogo teve 6,3 pontos a mais que o 2º lugar na emissora na última semana, o “Cupom Premiado”, com 9,0 pontos – ou seja, o jogo foi o único programa do canal com dois dígitos. Proporcionalmente, o crescimento foi de 70%.

E o Fla-Flu chegou a liderar em algumas praças, como Rio de Janeiro, algo esperado, Manaus e Belém. A partida definida com um gol de Vitinho, no finzinho, começou às 21h, concorrendo por meia hora com o Jornal Nacional, cerca de uma hora com a novela Fina Estampa e mais alguns minutos com o filme Jumanji, todos na Globo – neste horário nobre, a missão era mesmo difícil. Falando na Globo, que detinha os direitos do Carioca, exceção feita ao Fla, rescindindo o contrato depois da MP, a menor audiência no seu top ten foi de 21,6 pontos, com a novela Novo Mundo. Ou seja, a reprise teve 6,3 pontos a mais que o futebol.

Voltando ao jogo no SBT, vale pontuar que quatro cidades passaram de 20 pontos, mas três sequer chegaram a 10. Se Vitória registrou a maior audiência, Salvador teve a pior,com 17,8 pontos entre as duas metrópoles. Esta é a métrica mais conhecida, ponderando as cidades, uma vez que cada ponto corresponde a 1% dos telespectadores em potencial. Enquanto Vitória tem 1,81 milhão, Salvador tem 3,59 milhões, segundo a tabela atual do instituto.

Obs. A vitória do Flamengo sobre o Fluminense por 1 x 0 teve narração de Téo José, após o locutor ser “emprestado” pelo canal Fox Sports. Já os comentários foram de Athirson (ex-lateral-esquerdo do Flamengo, revelado em 1996) e Carlos Alberto (ex-meia do Fluminense, revelado em 2001).

Audiência média em pontos do futebol no SBT em 15/07
1º) 26,4 – Vitória
2º) 26,3 – Rio de Janeiro
3º) 25,2 – Manaus
4º) 20,1 – Belém
5º) 19,3 – Goiânia
6º) 18,1 – Brasília
7º) 14,9 – Fortaleza
8º) 11,5 – Belo Horizonte
9º) 11,3 – São Paulo
10º) 10,7 – Recife
11º) 10,6 – Porto Alegre
12º) 10,1 – Florianópolis
13º) 9,4 – Curitiba
14º) 8,7 – Campinas
15º) 8,6 – Salvador

Audiência média em telespectadores do futebol no SBT em 15/07
1º) 1,794 milhão – Rio de Janeiro
2º) 1,160 milhão – São Paulo
3º) 296 mil – Belo Horizonte
4º) 247 mil – Fortaleza
5º) 235 mil – Vitória
6º) 234 mil – Brasília
7º) 228 mil – Manaus
8º) 226 mil – Goiânia
9º) 200 mil – Recife
10º) 194 mil – Porto Alegre
10º) 194 mil – Belém
12º) 156 mil – Salvador
13º) 133 mil – Curitiba
14º) 75 mil – Campinas
15º) 52 mil – Florianópolis

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