Compartilhe!

As probabilidades para a 9ª (e última) rodada da fase classificatória do Estadual.

Resta apenas uma rodada para acabar a 1ª fase do Campeonato Pernambucano de 2020. Dos dez clubes inscritos, dois já se garantiram no mata-mata (na verdade, já estão na 3ª fase), seis ainda brigam por um lugar na 2ª fase, entre vagas quase certas e classificações na cota do milagre, e outros dois já estão eliminados. A seguir, um resumo sobre os caminhos matemáticos de todos os participantes. Na sequência, a classificação atual e a derradeira tabela de jogos.

Algum pitaco sobre os classificados para a fase final do Estadual?

Santa Cruz (classificado em 1º) – O tricolor já obteve todas as metas possíveis nesta fase, com a vaga direta na semi, a garantia de mando na volta de uma possível decisão e a vaga na Copa do Brasil de 2021. Na 9ª rodada, tem como meta eliminar o Sport, possível adversário no mata-mata.

Salgueiro (classificado em 2º) – O carcará foi além do imaginado, garantindo uma vaga direta na semifinal – pela crise, a meta original era ia às quartas, no máximo com o mando. Na última rodada, tem um objetivo semelhante ao do Santa, para eliminar o Náutico (ou mesmo escolher a saída do Sport, caso seja possível controlar o resultado).

Retrô (na briga, em 3º) – Está praticamente classificado. Se perder, só sairá do G6 se o Náutico empatar, e Sport, Afogados e Central vencerem – com os últimos dois precisam tirar 6 gols de diferença no saldo. A vitória garante o mando nas quartas. O caçula mira também a vaga na Série D de 2021 – a primeira já é do Salgueiro.

Náutico (na briga, em 4º) – Situação semelhante à do Retrô, mas com uma tabela mais difícil, pois jogará no Cornélio de Barros. Vitória classifica e garante o mando nas quartas. Em caso de empate, torce para tropeço de um desses times: Sport, Afogados e Central – com os dois últimos precisando tirar 4 gols de saldo. Se perder, pode ser ultrapassado pelos três tendo vitórias simples. Há uma chance de passar o Retrô mesmo perdendo, mas o adversário teria que ser goleado.

Sport (na briga, em 5º) – Seriamente ameaçado no turno. Para não depender de outros resultados, o atual campeão precisa vencer o Clássico das Multidões, em casa. Se empatar, torcerá para que Afogados e Central não vençam os seus jogos. Se perder, torcerá para que Afogados e Central não pontuem.

Afogados (na briga, em 6º) – Hoje a coruja fecharia o G6. Porém, está à frente do Central apenas pelo critério de gols marcados. A vitória simples não garante a vaga, pois a patativa poderia passá-la caso ganhe por um gol de diferença a mais. Em caso de empate, torce para que a patativa não vença – pois dificilmente o alvinegro passará no nº de gols (hoje, 12 x 5).

Central (na briga, em 7º) – Se vencer, o alvinegro torce para que Afogados ou Sport tropecem ou para que Náutico e Retrô percam. Precisa de apenas um resultado paralelo favorável. Se empatar, torce pela derrota de Afogados ou Sport. Se perder, vai rezar para o Afogados perder por uma diferença maior.

Petrolina (na briga, em 8º) – A chance é irrisória, mas existe. O time do Sertão do São Francisco precisa vencer o Retrô na Arena Pernambuco e torcer por derrotas de Afogados e Central. Além disso, precisa superar ambos no saldo de gols (hoje, -1 x -5).

Decisão e Vitória (eliminados) – Os dois clubes já estão assegurados no “quadrangular do rebaixamento”, que terá três rodadas. A Acadêmica Vitória não aspira mais nada nesta 1ª fase, enquanto o Decisão ainda tem uma chance de ter dois mandos na fase contra o descenso – na qual dois clubes vão cair para a Série A2. Para isso, precisa vencer e torcer pela derrota do Petrolina.

A classificação após a 8ª rodada
1º) 22 pontos (7V, 1E, 0D) – Santa Cruz (+11 SG; 14 GP)
2º) 16 pontos (5V, 1E, 2D) – Salgueiro (+4 SG; 11 GP)
3º) 12 pontos (3V, 3E, 2D) – Retrô (+5 SG; 15 GP)
4º) 12 pontos (3V, 3E, 2D) – Náutico (+3 SG; 11 GP)
5º) 11 pontos (2V, 5E, 1D) – Sport (+4 SG; 9 GP)
6º) 10 pontos (2V, 4E, 2D) – Afogados (-1 SG; 12 GP)
7º) 10 pontos (2V, 4E, 2D) – Central (-1 SG; 5 GP)
8º) 7 pontos (1V, 4E, 3D) – Petrolina (-5 SG; 6 GP)
9º) 4 pontos (1V, 1E, 6D) – Decisão (-13 SG; 6 GP)
10º) 2 pontos (0V, 2E, 6D) – Vitória (-7 SG; 3 GP)

A última rodada (data original a confirmar)
25/03 (21h30) – Sport x Santa Cruz (Ilha do Retiro)
25/03 (21h30) – Afogados x Vitória (Vianão)
25/03 (21h30) – Salgueiro x Náutico (Cornélio de Barros)
25/03 (21h30) – Decisão x Central (Lacerdão)
25/03 (21h30) – Retrô x Petrolina (Arena PE)

Leia mais sobre o assunto
O resumo da 8ª rodada do Campeonato Pernambucano 2020. Santa e Sagueiro na semi


Compartilhe!