Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Projeto de mudança no nome do Vitória

Fundado em 1899, o Vitória teria outro nome de 2024 até 2034. Imagem: Vitória/reprodução.

Campeão da Série B em 2023, o Vitória volta à elite do futebol nacional após cinco anos. Contudo, existe a possibilidade deste retorno ser com um novo nome. De forma surpreendente, ou “disruptiva”, como o próprio definiu, a direção do Vitória apresentou o projeto de mudança de nome atrelado a um investidor, no modelo de “naming rights”. Isso é comum em estádios, como a “Neo Química Arena”, do Corinthians, e em campeonatos oficiais, caso do “Brasileirão Assaí”. Já em times é raro. No país, o caso mais conhecido é o do Red Bull Bragantino, a partir da compra do clube paulista pela empresa de bebidas.

No rubro-negro baiano isso não seria uma venda do clube, mas no fim das contas a marca também seria colocada à frente do nome original. A ideia é, de fato, desenvolver um “naming rights”, implicando na adição do patrocinador ao nome do leão. No caso, o Fatal Model, que já tem a sua marca exposta no uniforme. A plataforma de acompanhantes ofereceu R$ 200 milhões para transformar o nome do Vitória em “Fatal Model Vitória” durante dez anos. O dinheiro seria destinado inteiramente ao departamento de futebol profissional.

Enquete aberta por 10 dias

Essa ideia já tem até site oficial: fatalmodelvitoria.com. Entretanto, a votação ocorre em outro canal, no site dos sócios-torcedores do Vitória. Hoje, o clube tem 33 mil membros adimplentes, todos com direito a voto. O período para dizer “sim” ou “não” vai de 1 a 10 de dezembro de 2023 – abaixo, veja a pergunta oficial. Caso a proposta seja aprovada nesta enquete, a gestão de Fábio Mota dará sequência à negociação com o Fatal Model.

Ainda que passe, acho improvável que o torcedor do Vitória incorpore o novo nome ao seu dia a dia, sendo mais fácil que isso aconteça com os rivais, seja qual for a marca interessada. No Bahia, por exemplo, a simples alusão a “Bahia City”, numa referência à SAF, não foi bem vista pelos tricolores, que reforçaram o papel de “Bahia”. Já a aplicação da ideia no Estádio Barradão poderia ter aceitação maior, mas isso cabe mesmo ao sócio do Vitória. A conferir.

Você acha que o Vitória deve abrir espaço para negociação dos “Naming Rights” do clube com o Fatal Model?

Íntegra do texto do Vitória anunciando a ideia:
“Foi amor à primeira vista! Desde o dia 10 de fevereiro, aqui nos sentimos em casa, nos sentimos amados e, acima de tudo, nos sentimos respeitados. Ao longo de 2023, construímos uma linda história de amor e de parceria. Nosso desejo de estarmos cada vez mais juntos nos faz querer ver o Leão voando ainda mais alto. Assim, estamos dispostos a investir 200 milhões de reais no E.C Vitória, uma verba que será destinada à melhorias no departamento de futebol do Leão, fazendo com que tenhamos cada vez mais estrutura para estar no topo, que é o nosso lugar. Queremos jogar juntos e nos tornarmos o FATAL MODEL VITÓRIA a partir de um formato inédito e disruptivo de patrocínio no futebol brasileiro, no qual a aquisição desses Naming Rights NÃO implica na compra do clube, muito menos na troca de cores, uniformes e escudo do Leão. Nossa parceria sempre foi pautada no diálogo e no respeito. Por isso, queremos te ouvir, torcedor. Afinal, vocês são o maior patrimônio do clube e as negociações só serão iniciadas com um aval positivo da torcida. Vamos juntos criar um EC Vitória cada vez mais forte?”

Leia mais sobre o assunto
Vitória conquista a Série B e garante prêmios milionários; 13º campeão nacional do NE

Com volta à Série A, Vitória reativa projeto milionário da Arena Barradão; veja imagens

Abaixo, assista o vídeo do Vitória detalhando o projeto. O que você achou?


Compartilhe!