Mantendo o cenário, a Ilha receberá um Clássico das Multidões deserto. Foto: Sport/instagram.
O dia 16 de março de 2020 deu início à decisão da CBF de suspender todas as competições nacionais sobre a coordenação da entidade, como a Copa do Brasil, o Brasileiro Feminino e os torneios de base, Sub 20 e Sub 17. A determinação toma por base a prevenção ao surto de Coronavírus, já com 234 casos confirmados no país.
Na esfera estadual, entretanto, a decisão precisa partir das respectivas federações de futebol. No Nordeste, as três principais optaram por dar continuidade aos campeonatos estaduais – temendo a falta de datas para a disputa mais à frente, mesmo com o risco de contaminação em atletas e nas pessoas envolvidas na organização das partidas.
Essa lógica vale até o encerramento da 1ª fase, no fim de março. Nos três casos, BA, CE e PE (locais com infectados confirmados), os jogos serão realizados de portões fechados. Ao todo, 22 partidas. A ideia dos dirigentes é “liberar” logo os clubes eliminados. Na Bahia e no Ceará, numa decisão unânime dos times participantes após reunião emergencial, isso até faz sentido, pois avançam os quatro melhores, entre 10 e 8 participantes nos torneios, respectivamente. Ou seja, restariam 8 de 18. Em Pernambuco, porém, os quatro eliminados vão ter que jogar o “quadrangular do rebaixamento”, etapa criada justamente nesta temporada.
Havia a expectativa que essas federações seguissem o direcionamento nacional. Na FPF, a suspensão local ocorreu apenas nos torneios “não” profissionais, sem alcançar o Estadual. Sendo assim, a última rodada no Recife prevê Sport x Santa, na Ilha do Retiro, em 25/03. Com o decreto estadual, evitando a presença de público em eventos com previsão acima de 500 pessoas, este pode ser o primeiro Clássico das Multidões vazio numa história já com 560 duelos. Idem no Castelão, com o massivo Clássico-Rei entre Ceará e Fortaleza. Não faz sentido.
Em relação à definição dos três torneios, mais reuniões adiante, medindo o tamanho da crise.
Atualização importante (em 17/03)
As três federações voltaram atrás e suspenderam os respectivos campeonatos estaduais, evitando contrassenso sobre a saúde pública. A Copa do Nordeste também parou. Confira o post aqui.
O que você achou da decisão? Os Estaduais deveriam seguir sem público?
Jogos restantes na fase classificatória
10 jogos – Bahia (2 rodadas)
7 jogos – Ceará (2 rodadas)
5 jogos – Pernambuco (1 rodada)
O comunicado da FBF (Bahia, às 14h28)
FBF se posiciona sobre continuidade do Baianão 2020. https://t.co/kNVrVBLoYJ
— Federação Bahiana (@FBFoficial) March 16, 2020
O comunicado da FPF (Pernambuco, às 16h01)
• Nota de Esclarecimento • pic.twitter.com/Q95zZ228b1
— Federação Pernambucana de Futebol (@fpfpe) March 16, 2020
O comunicado da FCF (Ceará, às 17h06)
Cearense Ypióca: após reunião, competição segue sem a presença de públicohttps://t.co/e5GZzqXTA4
📷Pedro Chaves/FCF#futebolcearense pic.twitter.com/MNeLpEOCiW— FCF (@FCFutebol) March 16, 2020
Leia mais sobre o assunto
Em combate ao Coronavírus, governo de PE determina portões fechados em jogos de futebol
Com ameaça do Coronavírus, Fifa suspende Brasil x Bolívia na Arena Pernambuco