Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Apesar do rebaixamento em PE, o Central ganhou a vaga pelo ranking. Imagem: CBF/reprodução.

Criada em 2018 para enxugar a fase principal, a “Pré-Copa do Nordeste” contou com 8 clubes na seletiva durante quatro temporadas. Em 2022, numa mudança considerável, o qualificatório contará com 24 clubes, ampliando as vagas via Ranking da CBF e via campeonatos estaduais – leia mais abaixo.

Agora serão três fases eliminatórias em vez de uma, como era antes. Um sorteio na CBF, em 2 de setembro, definiu os caminhos dos 24 clubes nas três etapas, com 16 largando na 1ª fase, incluindo alguns estreantes, como Central de Caruaru e Fluminense de Teresina, e 8 largando na 2ª fase, devido ao melhor posicionamento no ranking, incluindo ex-campeões regionais como América de Natal e Santa Cruz. Os quatro citados têm algo em comum: todos foram beneficiados com a classificação após a ampliação do torneio do NE.

Essas duas etapas preliminares serão disputadas em jogos únicos, com mando para o melhor ranqueado. No caso, o time à esquerda na tabela abaixo. Depois disso, restando apenas oito clubes, haverá a série de confrontos com as vagas em jogo de fato, sendo a única etapa em ida e volta, lembrando o modelo original da preliminar. Ou seja, deste funil com 24 clubes apenas 4 vão à etapa principal da Copa do Nordeste, com doze times já pré-classificados, os nove campeões estaduais de 2021 e os três melhores ranqueados de BA, CE e PE.

Especificamente sobre a 1ª fase do Nordestão, os jogos serão disputados entre os dias 13 e 14 de outubro. Em caso de empate, disputa de pênaltis, numa regra que também valerá na 2ª fase. Abaixo, organizei as fases da 1ª até a 4ª, que é o início de fato da Lampions, com os grupos. Sobre a largada, deixo aqui os pitacos sobre os possíveis classificados: River, Retrô, Floresta, Juazeirense, ASA, Jacuipense, Itabaiana e Imperatriz. E na sua opinião?

Os caminhos dos clubes pernambucanos
De forma inédita, Pernambuco terá cinco clubes na disputa – antes da ampliação seriam apenas dois. Na 1ª fase, dois estreantes, com o Retrô, que herdou a vaga do desistente Salgueiro, e Central. O clube-empresa pega o Moto Clube, num duelo com ambos no G4 da Série D. Já o Central, apenas cumprindo tabela no Grupo A3 da 4ª divisão, pegará a Juazeirense, líder do Grupo A4. O time baiano, lembrando, chegou às oitavas da Copa do Brasil, acumulando R$ 5,6 milhões em cotas. Quanto ao Santa Cruz, que atuará no Arruda na 2ª fase, o jogo pode marcar um reencontro com o Floresta, adversário na Série C, ou um duelo tradicional contra o Treze, eliminado na D. Os outros dois representantes locais, Náutico e Sport, já estão assegurados na fase principal de 2022.

1ª fase, Pré-Copa do Nordeste (seletiva em jogo único)
Jogo 1 – River (PI) x Lagarto (SE)
Jogo 2 – Moto Club (MA) x Retrô (PE)
Jogo 3 – Treze (PB) x Floresta (CE)
Jogo 4 – Juazeirense (BA) x Central (PE)
Jogo 5 – ASA (AL) x Sousa (PB)
Jogo 6 – Jacuipense (BA) x Atlético (CE)
Jogo 7 – Itabaiana (SE) x Bahia de Feira (BA)
Jogo 8 – Imperatriz (MA) x Fluminense (PI)

2ª fase, Pré-Copa do Nordeste (seletiva jogo único)
Jogo 9 – CRB (AL) x Vencedor do 1 (River ou Lagarto)
Jogo 10 – América (RN) x Vencedor do 2 (Moto Club ou Retrô)
Jogo 11 – Santa Cruz (PE) x Vencedor do 3 (Treze ou Floresta)
Jogo 12 – Ferroviário (CE) x Vencedor do 4 (Juazeirense ou Central)
Jogo 13 – Confiança (SE) x Vencedor do 5 (ASA ou Sousa)
Jogo 14 – ABC (RN) x Vencedor do 6 (Jacuipense ou Atlético Cearense)
Jogo 15 – Vitória (BA) x Vencedor do 7 (Itabaiana ou Bahia de Feira)
Jogo 16 – Botafogo (PB) x Vencedor do 8 (Imperatriz ou Fluminense)

3ª fase, Pré-Copa do Nordeste (seletiva em ida e volta)
Jogo 17 – Vencedor do 9 x Vencedor do 10
Jogo 18 – Vencedor do 11 x Vencedor do 12
Jogo 19 – Vencedor do 13 x Vencedor do 14
Jogo 20 – Vencedor do 15 x Vencedor do 16

4ª fase, Copa do Nordeste (fase de grupos)
– 12 pré-classificados: Altos (PI), Atlético de Alagoinhas (BA), Bahia (BA), Campinense (PB), Ceará (CE), CSA (AL), Fortaleza (CE), Globo (RN), Náutico (PE), Sampaio Corrêa (MA), Sergipe (SE) e Sport (PE)
– 4 vagas a definir (via 3ª fase da seletiva)

Leia mais sobre o assunto
A Copa do Nordeste de 2022 é reformulada e preliminar ganha mais 16 clubes; lista pronta

Após 3 desistências em 30 horas, Retrô herda a última vaga de PE no Nordestão de 2022


Compartilhe!