Com apenas 33 segundos, o primeiro trailer mostrou pouco, mas saíram imagens interessantes.
Aguardado há oito meses, o Fifa 23 ainda será lançado, mas quase para cumprir tabela, pois o substituto já está aquecendo. Após adiar prazos e manter o mistério sobre o futuro da franquia, a produtora do jogo de futebol mais popular do mundo, com 150 milhões de usuários, anunciou a nova cara a partir de julho de 2023. O Fifa 23 será o último como “Fifa”, cujo uso da marca da entidade custaria US$ 150 milhões por ano.
A não renovação com a Fifa, que obviamente se confunde com o game após 29 versões oficiais desde 1994, resultou numa repaginada semelhante à do concorrente feito pela Konami, o Pro Evolution Soccer. O PES virou “eFootball”. No caso da EA Sports, bastou a aplicação do próprio nome, com “EA Sports FC”. Numa leitura completa, que ninguém irá usar, seria “Electronic Arts Sports Football Club”.
Segundo o diretor da EA Sports, Cam Weber, num comunicado no site oficial, o EA Sports FC será o “jogo mais expansivo de todos os tempos”, que leva a entender sobre modos de imersão usando a potência do PS5 e do Xbox Series, além da ampliação do uso online.
“Estamos dedicados a reinvestir significativamente no esporte e estamos empolgados em trabalhar com um número grande e crescente de parceiros para expandir novas experiências autênticas que trazem alegria, inclusão e imersão a uma comunidade global de fãs. Não vejo a hora de compartilhar mais detalhes sobre esses planos nos próximos meses. O EA Sports FC nos permitirá realizar esse futuro e muito mais… mas não antes de entregarmos nosso jogo mais expansivo de todos os tempos com nosso atual parceiro de direitos de nomes, o Fifa, por mais um ano.”
Entre os primeiros dados revelados, um portfólio com 700 equipes, mais de 100 estádios e 30 ligas licenciadas, como Premier League, La Liga, Bundesliga e Série A da Itália, além de copas internacionais, como a Libertadores. Na última versão do game foram 18 clubes brasileiros presentes, com escudos e uniformes autênticos, mas com elencos genéricos. Hoje, o Campeonato Brasileiro está licenciado no eFootball. Do Nordeste, na ocasião, entraram Bahia, Ceará e Fortaleza – o Sport tinha contrato de exclusividade com a Konami. Ainda não foi apresentada a lista de times do país no Fifa 23 e tampouco no EA Sports FC. Com a histórica presença na Libertadores de 2023, dá pra cravar que o Fortaleza está garantido.
Abaixo, assista ao primeiro trailer do futuro da franquia, agora “EA Sports FC”.
Join The Club
Learn more July 2023#EASPORTSFCMore details: https://t.co/3fi6YPOH2G pic.twitter.com/75FLzjOapN
— EA SPORTS FIFA (@EASPORTSFIFA) May 10, 2022
O trailer, com cara de teaser, mostrou alguns nomes que vão aparecer no jogo, como o atacante Mbappé e o técnico Zidane, além de nomes de peso no passado para uso especial, como Éric Cantona e Beckham. Sobre as imagens digitalizadas de fato, só alguns frames, como os estádios dos finalistas da Champions League de 2021/2022, Real Madrid e Liverpool, e uma das canchas mais famosas da América do Sul. A seguir, veja imagens abertas de três estádios.
Santiago Bernabéu (Real Madrid)
Anfield (Liverpool)
La Bombonera (Boca Juniors)
Leia mais sobre o assunto
Os níveis dos 18 clubes brasileiros licenciados no Fifa 22, com 3 do Nordeste
Ex-PES, o eFootball 2022 agenda atualização com 10 times do NE licenciados