Os detalhes em alto relevo da nova camisa preta do Santa Cruz. Foto: Volt/divulgação.
No Dia da Abolição da Escravatura no país, o Santa Cruz apresentou o seu novo uniforme alternativo para a temporada de 2022. Na cor preta, o padrão remete ao passado do clube, o primeiro do Recife sem qualquer restrição racial em sua fundação, ao contrário dos rivais. Inclusive, a camisa tem nome: “Origem 1914”.
Em julho de 2021, ainda com a marca Cobral Coral, o clube havia lançado uma versão preta em homenagem a Lacraia, o primeiro negro a jogar por um grande clube de Pernambuco. Agora, em maio de 2022, já com a Volt à frente da produção, a nova camisa – que ficou mais bonita – traz ainda mais elementos sobre o tema, como um manifesto antirracista. A descrição oficial diz o seguinte: “Muito mais que uma camisa: uma causa, pertencimento, história. Um uniforme que retrata nossas origens, na cor, na luta, e no tecido.”
O grande diferencial está mesmo no alto relevo, com homenagem à Igreja de Santa Cruz, onde o clube foi fundado, ao ano de fundação e à bandeira. Vale lembrar que o primeiro uniforme do Santa Cruz foi alvinegro, com o vermelho sendo incorporado pouco depois. Assim, a camisa também vem com o primeiro escudo do clube, que tinha apenas as iniciais, SCFC.
Uniforme III (preto, com detalhes brancos)
Leia mais sobre o assunto
Com hino nas faixas, Santa Cruz completa a linha principal de uniformes em 2022
Abaixo, assista ao vídeo da Volt com a apresentação da nova camisa alternativa do Santa.
A ORIGEM É NEGRA!
⠀#SomosVolt #SantaCruz #Origens
⠀
🎥 Volt pic.twitter.com/LMspoCzS0F— Volt⚡ (@SomosVolt) May 13, 2022