Compartilhe!

A CBF divulgou a tabela do Brasileiro Feminino de 2019. A Série A1, correspondente à 1ª divisão, terá 16 clubes, mas num novo formato, aumentando o nº de jogos de 126 para 134.

A primeira fase, com 15 rodadas, vai de 16 de março até 4 de agosto. No mata-matas, as datas reservadas são as seguintes: quartas (18 e 25 de agosto), semifinal (8 e 15 de setembro) e final (13 e 20 de outubro). O Nordeste terá quatro representantes, dois pernambucanos (Sport e Acadêmica Vitória) e dois baianos (Vitória e São Francisco). A surpresa fica por conta do rubro-negro do Recife, que neste mesmo mês chegou a comunicar o corte de gastos no futebol feminino – ao todo, custava cerca de R$ 40 mil mensais, incluindo seis atletas profissionais (uma delas na Seleção).

Na ocasião, escrevi no blog sobre essa questão, que precisava ser ponderada pela direção do clube. Afinal, havia justamente o Brasileiro no calendário. O leão participará com um time sem estrutura/qualidade apenas para o cumprimento da tabela? E olhe que o regulamento desta temporada está mais indigesto, com um número maior de rebaixados – passou de 2 para 4.

Esta será a 7ª edição seguida organizada pela CBF – sendo a primeira na era da “Licença de Clubes”, com a exigência de times femininos aos clubes da Série A masculina. Em relação aos campeões, foram seis times diferentes em seis anos: 2013 (Centro Olímpico-SP), 2014 (Ferroviária-SP), 2015 (Rio Preto-SP), 2016 (Flamengo-RJ), 2017 (Santos-SP) e 2018 (Corinthians-SP). A melhor colocação nordeste, neste período, foi do Tiradentes do Piauí, 4º lugar em 2015.

Fórmula da A1
Turno único (15 rodadas), com os oito melhores colocados avançando ao mata-mata, com jogos de ida e volta nas quartas, semi e final. Os quatro últimos da primeira fase serão rebaixados à A2.

Os 16 participantes da A1
Athletico-PR (Foz Cataratas*), Audax-SP, Avaí-SC (Kindermann*), Corinthians-SP, Ferroviária-SP, Flamengo-RJ, Internacional-RS, Iranduba-AM, Minas Icesp-DF, Ponte Preta-SP, Santos-SP, São Francisco-BA, São José-SP, Sport-PE, Vitória-BA, Vitória-PE
* Clubes que fizeram parcerias para a competição

Abaixo, a tabela básica da primeira fase do Campeonato Brasileiro Feminino.

Leia mais sobre o assunto
Análise: apesar do caos no Sport, cabe ponderação sobre corte no futebol feminino


Compartilhe!