Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Anunciado em 13 de fevereiro, Felipe deve estrear já no dia 15. Imagem: Náutico/divulgação.

Eleito presidente em 5 de dezembro, Diógenes Braga iniciou a temporada de “2022” do Náutico com Hélio dos Anjos no comando, mesmo não sendo o nome preferido da direção. Embora tenha trabalhado com o técnico nas duas passagens pelo timbu, isso ocorreu como vice-presidente. Tendo a “penúltima” palavra, apesar da liberdade dada por Edno Melo para conduzir o futebol alvirrubro. Após a turbulenta saída de Hélio após o revés para o Retrô, com desavenças nos bastidores, o novo nome foi num perfil diferente, em tese. O primeiro com total responsabilidade.

O clube foi ao mercado e contratou Felipe Conceição, que estava na Chapecoense, futura adversária na Série B – curiosamente, é o segundo ano seguido que a Chape perde o treinador para um time do Recife (em 2021, na Série A, viu a saída de Umberto Louzer para o Sport). Sobre Felipe, de 42 anos, a sua carreira profissional só passou a contar com clubes mais renomados nos últimos anos, com Botafogo (2018), América-MG (2019, quase subiu pra A), Bragantino (2020, campeão do Troféu do Interior em SP) e Cruzeiro (2021).

O estilo de Felipe é baseado num volume de jogo no campo ofensivo. Neste ponto, então, não é tão distante de Hélio, com marcação adiantada e 4-3-3, com dois volantes, um meia (Jean Carlos) e atacantes abertos. De forma precisa, então, seria um “4-1-4-1”, separando bem os blocos, buscando o equilíbrio. Logo, a possível diferença será na aplicação deste esquema, com uma recomposição mais estudada (mais tática), assim como uma saída mais rápida, a partir dos zagueiros. No timbu, isso não funcionou em 2021. Hoje tem as peças para isso?

Possivelmente a chegada do novo treinador deve abrir espaço para mais reforços, com a janela da CBF aberta até o início de abril – e a folha está quase no limite, de R$ 720 mil. O ponto de partida será contra o Atlético de Alagoinhas, pela 5ª rodada da Copa do Nordeste, já com a obrigação de vitória. Jogo importante para seguir no G4 e acessível. Ao todo, Felipe chega tendo ainda o Estadual (2V, 0E e 1D), o Nordestão (1V, 2E e 1D), a Copa do Brasil (a disputar) e a Série B (a disputar). Vejo a escolha focada, sobretudo, na construção de uma nova relação entre técnico e direção, sem uma mudança acentuada na proposta.

Torcedor, o que você achou da contratação de Felipe Conceição pelo Náutico?

Abaixo, assista ao vídeo do perfil alvirrubro com as primeiras palavra do novo técnico.

Leia mais sobre o assunto
Sem surpresa, Diógenes Braga vira presidente do Náutico. Agora, futebol e finanças

Náutico estima receita para 2022 bem abaixo do 1º pelotão da Série B; larga com déficit

As folhas dos clubes do Pernambucano 2022 somam R$ 3,63 milhões, com 19% no Náutico


Compartilhe!