Compartilhe!

Na retomada, mesmo sem um confronto direito, o “primeiro duelo” entre os rivais centenários.

O Campeonato Cearense de 2020 será o primeiro torneio estadual do Nordeste a voltar após a reabertura das atividades nesta pandemia. O curioso é que a competição foi a terceira a ganhar uma data (após PE e BA), mas agendou a rodada logo para o dia 13 de julho, uma segunda-feira. Valendo pela penúltima rodada do octogonal classificatório, Ceará e Fortaleza vão a campo como visitantes, mas dentro da região metropolitana. E ambos os jogos serão transmitidos pelo Youtube.

Em caráter excepcional, a TV Verdes Mares, a afiliada da Rede Globo no Ceará e detentora dos direitos de transmissão da competição, liberou que cada clube exiba uma partida ao vivo em seu canal oficial no Youtube, ambos de porte semelhante – são 96 mil inscritos no canal do Ceará e 115 mil inscritos no canal do Fortaleza. Apesar dos horários distintos, com o alvinegro entrando em campo às 9h (!!!) e o tricolor às 18h (na hora do rush), é impossível não imaginar um disputa particular pelo maior engajamento no streaming, liberado a qualquer pessoa.

Em relação à arrecadação, os clubes vão utilizar o “Super Chat”, ferramenta do site de compartilhamento de vídeos com a possibilidade de doação em diversos valores – em sua primeira transmissão no Youtube, após a publicação da Medida Provisória nº 984, o Flamengo arrecadou R$ 350 mil diante do Boavista. Neste caso, reforçando, não é uma cisão, como no Rio, mas uma concessão da emissora, que na última rodada, em 15/07, irá exibir o Clássico-Rei – o atual contratou custou apenas R$ 2 milhões. Por sinal, o jogo na tevê aberta começará às 22h30, num horário puxado. Talvez o Youtube tenha sido uma contrapartida a isso… Justa?

Qual clube terá a maior audiência nesta transmissão online?

A agenda dos jogos no CE na segunda-feira, 13/07/2020*
09h00 – Barbalha x Ceará (Franzé Morais, em Itaitinga)
18h00 – Guarany x Fortaleza (Castelão, em Fortaleza)
* As transmissões irão replicar o sinal da TV Diário, também do Sistema Verdes Mares

Eis os links dos canais oficiais no Youtube: Vozão TV (Ceará) e TV Leão (Fortaleza).

Atualização (em 13/07)
Os dois times da capital golearam por 5 x 0. Em relação à audiência, dados animadores. O vozão chegou a ter 21,5 mil pessoas simultâneas e ganhou 8 mil inscritos, chegando a 104 mil. Já o leão, num horário melhor de fato, chegou a ter 46,5 mil pessoas sintonizadas e somou 15 mil inscrições, chegando a 130 mil. Inclusive, tornou-se o maior perfil de clube do NE, superando o Bahia (125 mil).

O anúncio do Ceará sobre o streaming.

O anúncio do Fortaleza sobre o streaming.

Leia mais sobre o assunto
Mesmo com 2 times na Série A de 2020, cotas de TV do Cearense 2020 segue sem valorização

A repercussão da Medida Provisória 984 entre os presidentes do G7 do NE. Da aprovação à cautela


Compartilhe!