Compartilhe!
  •  
  • 5
  •  
  •  

Estreante, o Retrô é o 8º clube pernambucano a participar da Copa do Brasil. Larga em casa.

Um sorteio na sede da CBF, no Rio, definiu todos os caminhos da Copa do Brasil de 2021 até a segunda fase, com a participação de 80 clubes – que brigam por vinte vagas. Esta largada tem quatro pernambucanos, com Salgueiro (1º), Santa (2º) e Retrô (o melhor na 1ª fase, à parte dos finalistas) classificados via campeonato estadual, além do Sport via Ranking Nacional de Clubes.

E o primeiro representante local sorteado foi o Sport. O leão irá jogar contra a Juazeirense – ou seja, fazendo um voo para Petrolina, cidade vizinha. Na história, o leão já enfrentou o time baiano duas vezes, ambas em 2017 pela Copa do Nordeste. Foram duas vitórias, com 1 x 0 e Juazeiro e 5 x 0 no Recife. Vale destacar que os visitantes na 1ª fase jogam pelo empate, vantagem importante. Na segunda fase, caso avance, o leão será o mandante. Em tese, um sorteio positivo.

Na sequência do evento vieram Salgueiro e Retrô, que ficaram no mesmo chaveamento, com a possibilidade de duelo local na 2ª fase. Porém, será difícil, pois o campeão pernambucano irá receber o Corinthians na estreia – outro jogo enorme no Cornélio, que em 2015 recebeu o Fla. O último sorteado foi o Santa Cruz, que acabou tendo a situação “aliviada”. O sorteio chegou a mostrar “Ypiranga-RS”, porém o certo era “Ypiranga-AP”, num duelo inédito. Em relação ao nível técnico, a diferença é considerável, embora a viagem seja longa de todo jeito.

As duas primeiras fases, lembrando, ocorrem jogos únicos. Desta vez, os tradicionais duelos de “ida e volta” na Copa do Brasil vão da terceira à sétima fase, a final – neste sistema, não há mais o gol qualificado para o visitante. Chegando à terceira fase haverá um novo sorteio, com os vinte classificados se juntando a doze pré-classificados. No caso, os oito participantes da Taça Libertadores desta temporada, um representantedo Brasileirão (o Athletico-PR) e os campeões do Nordestão (Ceará), da Copa Verde (Brasiliense) e da Série B (Chapecoense).

Leia mais sobre o assunto
Copa do Brasil é reformulada para 2021, com recorde de clubes e uma fase a menos

Eis os possíveis adversários dos pernambucanos em 2021. No fim, todos os confrontos da 1ª fase.

Salgueiro (campeão pernambucano)
1ª fase – Corinthians-SP (casa)
2ª fase – Retrô-PE ou Brusque-SC (casa)

Santa Cruz (vice-campeão em PE)
1ª fase – Ypiranga-AP (fora)
2ª fase – Cianorte-PR ou Paraná-PR (fora)

Retrô (melhor na 1ª fase do PE)
1ª fase – Brusque-SC (casa)
2ª fase – Salgueiro-PE ou Corinthians-SP (fora)

Sport (via Ranking da CBF)
1ª fase – Juazeirense-BA (fora)
2ª fase – Castanhal-PA ou Volta Redonda-RJ (casa)

Em 2020, o futebol pernambucano teve 75% de aproveitamento na 1ª fase da copa, com três classificações em quatro possíveis – basicamente repetindo o índice histórico do estado, hoje em 74%. Na largada, Náutico e Santa passaram fora de casa e o Afogados, em sua primeira participação, goleou o Altético Acreano no Sertão. O único revés na estreia foi do Sport, que caiu pela 2ª vez seguida no primeiro mata-mata. O Afogados foi o único time chegar na 3ª fase, nos “32 avos de final”, etapa que agora, após a reformulação, corresponde à 2ª fase.

O desempenho pernambucano na 1ª fase da Copa do Brasil (1989-2020):

Sport
26 participações
21 classificações (80,7%; última em 2018 – Santos/AP)
5 eliminações (19,2%; última em 2020 – Brusque/SC)

Santa Cruz
26 participações
18 classificações (69,2%; última em 2020 – Operário/MT)
7 eliminações (26,9%; última em 2018 – Fluminense de Feira/BA)
1 pré-classificação às oitavas (em 2017)

Salgueiro
5 participações
3 classificações (60,0%; última em 2018 – Novo/MT)
2 eliminações (40,0%; última em 2017 – Sinop/MT)

Histórico de estreias de PE de 1989 a 2020*
87 participações
65 classificações (74,7%)
21 eliminações (24,1%)
1 pré-classificação às oitavas (em 2016)
* Soma das participações de Sport (26), Santa (26), Náutico (25), Salgueiro (5), Central (3), Porto (1) e Afogados (1)

A seguir, o chaveamento da Copa do Brasil até a segunda fase, com duelos importantes como Bahia x Campinense, Caxias x Fortaleza, Águia Negra x Vitória, com jogos a partir de 10/03…


Compartilhe!
  •  
  • 5
  •  
  •