Foram oito jogos em horário simultâneos, com um minuto de atraso aqui e outro ali, “praxe” em rodadas do tipo. Neste caso, na 8ª rodada da fase de grupos do Nordestão. A definição das 5 vagas em disputa saiu após 17 gols na tarde, com surpresas (Vitórias) e decepções (Bahia).
Embora tenha somado 12 pontos, o tricolor de Salvador ficou em 5º lugar no grupo B. De franco favorito a eliminado de forma precoce. O curioso é que a campanha teria sido suficiente para ficar em 2º lugar no grupo A, que teve o rival rubro-negro avançando mesmo sem ganhar de ninguém. Literalmente, com 0V, 7E e 1D – em tese, o leão pode até ganhar o título assim, levando as disputas aos pênaltis. Por sinal, haja disparidade entre as duas chaves desta etapa, com os times do A somando quase o dobro de pontos dos times do B – foram 54 pontos a mais. Não por acaso, a chave A teve nada menos que três invictos (Ceará, Botafogo da Paraíba e CSA).
Além do Vitória, os outros classificados de última hora foram CRB, Ceará, CSA e Náutico, que passou desta fase após a 5ª tentativa nesta década. A seguir, os jogos realizadas, os destaques, a classificação final da fase, com 64 jogos disputados, e os confrontos das quartas…
Vitória 1 x 1 Náutico – Sem vencer há 50 dias (!), o leão da barra até abriu o placar, mas cedeu o empate e falhou bastante na finalização. No fim, ambos se beneficiaram com o placar.
Santa Cruz 2 x 0 Confiança – Os corais jogaram com uma formação mista, suficiente para bater o eliminado time sergipano. O resultado valeu o mando de campo nas quartas.
Salgueiro 1 x 3 Ceará – O vozão marcou 3x no 1T e definiu logo a vaga, que evoluiu à liderança devido ao tropeço do Bota. O gol de honra do carcará, de Renato, já no 2T, foi de bicicleta.
Sampaio Corrêa 1 x 0 Bahia – Em 2018, a Bolívia Querida conquistou o Nordestão parando o Bahia em Salvador. Desta vez, mesmo eliminada, venceu o Baêa e “eliminou” o clube de novo.
Altos 1 x 2 CSA – O azulão alagoano passou aperreio lá em Teresina. Abastecido com a promessa de mala branca, o Altos chegou a abrir o placar, mas o CSA virou no 2T e passou de fase.
Fortaleza 1 x 0 ABC – Uma vitória simples daria a liderança do grupo A ao leão do pici. Porém, o jogo foi bem mais complicado do que se esperava, com Edinho marcado já no 2T. Líder.
CRB 0 x 0 Botafogo-PB – O Bota vinha de 5 vitórias seguidas. Caso alcançasse a 6ª, terminaria na ponta do grupo B. Porém, pegou um time bem interessado, que empatou a 6ª em 8 jogos.
Sergipe 1 x 3 Moto Club – O Sergipe era o candidato a zebra nesta rodada, mas sequer fez a sua parte, sendo atropelado pelo Moto Club, que foi até Aracaju já eliminado.
Destaque positivo – Cleitinho. O jogador do Sampaio Corrêa pode concorrer ao Prêmio Puskas, e não seria exagero a indicação. Fez um golaço antes do meio-campo, a quase 60 metros.
Destaque negativo – Bahia. Com um orçamento de R$ 143 milhões, recorde no futebol do NE, o clube sofre a segunda eliminação precoce em 2019. Sula e Nordestão, ambas vexatórias.
A agenda das quartas de final*
Fortaleza (1A) x Vitória (4A)
Santa Cruz (2A) x CRB (3A)
Ceará (1B) x Náutico (4B)
Botafogo (2B) x CSA (3B)
* A data-base é 07/04, mas a CBF ainda irá desmembrar os dias e horários
Após 64 jogos realizados, o desempenho de pontos foi o seguinte: Grupo A 56 x 110 Grupo B.
Grupo A
Grupo B
Leia mais sobre o assunto
Náutico empata com Vitória e enfim vai às quartas do Nordestão. Leão também
Com time misto, Santa Cruz vence o Confiança e fica em 2º lugar no grupo A