Compartilhe!

A 7ª versão da “Asa Branca”, a bola oficial do Nordestão, com o lema “A Copa dos Clássicos”.

Durante o sorteio dos grupos da Copa do Nordeste de 2020, em Aracaju, também foi apresentada a nova bola oficial da competição, produzida pela Topper pela 4ª temporada seguida – em oito edições, desde a volta ao calendário da CBF, foram quatro fabricantes distintas.

Embora o Nordestão tenha voltado em 2013, somente no ano seguinte a bola passou a integrar o projeto de marketing da competição. No primeiro ano, a bola foi feita pela Nike, a mesma utilizada nos demais torneios organizados pela CBF – sem qualquer detalhe para diferenciar, como ocorre atualmente.

A partir de 2014 a Liga do Nordeste passou a negociar com as fabricantes, visando um modelo exclusivo. Daí o nome “Asa Branca”, em homenagem à música de Luiz Gonzaga – escolhido numa votação popular, à frente de “Maria Bonita” e “Arretada”. Do contrato firmado com a Penalty saíram três versões, fabricadas em Itabuna, no interior baiano. Em 2016, entretanto, a Asa Branca III acabou saindo de cena, mesmo após a apresentação oficial. Com um “contrato mais vantajoso”, como a liga limitou-se a dizer na ocasião, a Umbro ocupou o lugar. Porém, com uma bola genérica, sem traços regionais. Em 2017 a situação foi amarrada de uma forma melhor com a Topper, a atual, cuja nova versão foi apresentada pelo mascote Zeca Brito.

As fabricantes das bolas do Nordestão após a retomada
2013 – Nike (Strike)
2014 – Penalty (Asa Branca I)
2015 – Penalty (Asa Branca II)
2016 – Umbro (Neo)*
2017 – Topper (Asa Branca IV)
2018 – Topper (Asa Branca V)
2019 – Topper (Asa Branca VI)
2020 – Topper (Asa Branca VII)
* A Penalty chegou a lançar a Asa Branca III, que foi cancelada

O slogan do Nordestão
2016 – Made in Nordeste
2017 – O Nordeste merece
2018 – Sangue tipo NE
2019 – O Nordeste merece*
2020 – A Copa dos Clássicos
* Em 2019 o SBT utilizou a vinheta “Copa dos Grandes Clássicos”. O canal liberou o uso em 2020

Obs. A produção é estimada em 500 bolas, visando 72 partidas, da fase de grupos à decisão. Por sinal, na final, ainda sem data, será feita uma versão especial, com os escudos dos finalistas.

Abaixo, relembre todas as bolas oficiais do Nordestão. Qual a mais bonita?

Leia mais sobre o assunto
Os grupos da Copa do Nordeste de 2020, com 6 clássicos estaduais na 1ª fase

Nordestão 2020 projeta cota recorde. Quanto mais fins de semana, mais dinheiro


Compartilhe!