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Atlético-MG campeão da Copa do Brasil

Criada em 1989, a Copa do Brasil chegará à 35ª edição em 2023. Foto: Lucas Figueiredo/CBF.

A Copa do Brasil ganhou um aura milionária a partir de 2018, quando a CBF firmou um contrato de cinco anos com a Rede Globo. Para ilustrar, lembremos do salto no prêmio na final, de R$ 6 milhões para R$ 50 milhões. Hoje, a cota do campeão, considerando só o último repasse, já está em R$ 60 milhões. Com a última edição do contrato de transmissão já na semi, a confederação e a emissora anunciaram a renovação, desta vez por quatro temporadas: 2023, 2024, 2025 e 2026.

Ou seja, a Globo segue com os direitos exclusivos, nas tevês aberta e fechada, além do pay-per-view e do sinal internacional. Se quiser, o canal pode sublicenciar algum formato, como fez recentemente com o Prime Video. Embora a nota da confederação não tenha informado o novo valor da copa, o texto confirma o aumento, que deve continuar com crescimento paulatino: “a parceria eleva ainda mais a receita gerada pela competição”. Portanto, no próximo ano o torneio distribuirá mais de R$ 350 milhões, com cotas diferenciadas nas duas primeiras fases, dependendo do ranking do clube, e aportes garantidos aos 92 participantes.

De 2021 para 2022, o ajuste no valor total da Copa do Brasil foi de 10,8% – confira os valores de cada fase aqui. Segundo o jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, o novo acordo pode elevar a cifra a aproximadamente R$ 600 milhões. Sendo assim, seria um novo salto substancial na competição, cujas primeiras fases passaram a ser determinantes nos orçamentos de muitos clubes de “camisa”, com premiações de cerca de R$ 1 milhão por apenas uma partida.

A premiação total da Copa do Brasil no último contrato de TV (e as cotas do campeão)
2018 – R$ 278,2 milhões (1º lugar: até R$ 67,3 mi)
2019 – R$ 291,0 milhões (1º lugar: até R$ 70,0 mi)
2020 – R$ 303,6 milhões (1º lugar: até R$ 72,8 mi)
2021 – R$ 316,0 milhões (1º lugar: até R$ 73,6 mi)
2022 – R$ 350,4 milhões (1º lugar: até R$ 79,5 mi)

Ednaldo Rodrigues, o presidente da CBF
“Estamos felizes em anunciar a renovação da longa parceria de sucesso da Copa do Brasil com a Globo. A experiência de uma das empresas de mídia mais inovadoras do mundo coloca a competição mais democrática do Brasil em contato com milhões de torcedores em diversas plataformas. O acordo nos garante também expandir os negócios nos próximos anos e aumentar as receitas dos clubes de todas as 27 federações que disputam a Copa do Brasil”.

Fernando Manuel Pinto, o diretor de Direitos Esportivos da Globo
“Com muito orgulho recebemos da CBF a confirmação da continuidade desta parceria que permite levar, com a habitual qualidade, os jogos da Copa do Brasil aos torcedores brasileiros. Ampliamos essa parceria através de modelo e investimentos que elevam as perspectivas de retorno para todo o ecossistema, em especial à CBF e aos clubes participantes da Copa do Brasil”.

A seguir, os 22 clubes nordestinos já garantidos na Copa do Brasil de 2023. Das 23 vagas estaduais, 21 já foram preenchidas, restando a definição da Taça Fares Lopes, no Ceará, e da Copa FMF, no Maranhão. Neste momento, Bahia, Ceará, Sport e Vitória ainda dependem do Ranking da CBF, mas com boa chance de sucesso. Em tempo: a região teve 26 times em 2022.

Copa do Nordeste (1 vaga): Fortaleza (1º)*
Alagoas (3 vagas): CRB (1º), ASA (2º) e CSA (3º)
Bahia (3 vagas): Atlético (1º), Jacuipense (2º) e Bahia de Feira (3º)
Ceará (3 vagas): Caucaia (2º), Ferroviário (3º) e o campeão da Taça Fares Lopes
Maranhão (3 vagas): Sampaio Corrêa (1º), Cordino (2º) e o campeão da Copa FMF
Paraíba (2 vagas): Campinense (1º) e Botafogo (2º)
Pernambuco (3 vagas): Náutico (1º), Retrô (2º) e Santa Cruz (3º)
Piauí (2 vagas): Fluminense (1º) e Parnahyba (2º)
Rio Grande do Norte (2 vagas): ABC (1º) e América (2º)
Sergipe (2 vagas): Sergipe (1º) e Falcon (2º)
*Já garantido na 3ª fase

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