Compartilhe!

Com 2 campos oficiais, o CT do Retrô, em Camaragibe, foi o 1º a ser desinfetado. Por 1 semana.

O centro de treinamento do Retrô foi o primeiro de Pernambuco a passar pelo processo de desinfecção, visando o combate ao Covid 19. O campo principal, com as traves e bancos de reservas, e as áreas internas receberam uma solução feita de amônia, detergente e água, que mata o vírus em um minuto. A ação foi bancada pela FPF e irá se estender aos outros locais de treinamento, para viabilizar a “volta” do futebol local, ao menos as atividades físicas e técnicas dentro dos clubes.

Pela ordem, os próximos devem ser os CTs de Náutico, Santa Cruz e Sport, com os dois últimos ainda dependendo de autorização interna. Só depois a ação seguirá para os campos no interior, entre aqueles presentes na primeira divisão do Campeonato Pernambucano de 2020. Cada clube também receberá 100 litros de álcool-gel 70%, para uso nas dependências dos treinos. Ao todo, um processo de desinfecção custa cerca de R$ 2 mil. A FPF optou por comprar os insumos e EPIs e contratar um profissional para a aplicação da solução, que deve ser feita a cada sete dias – o que só mostra o tamanho do risco atual.

Apesar do empenho da federação, bancando o trabalho de desinfecção, e com alguns clubes (Retrô e Náutico) planejando a volta já na segunda quinzena de maio, a situação no país não parece propícia para o futebol. Não mesmo. Atual campeão brasileiro, o Flamengo confirmou a realização de 293 testes em jogadores, familiares e integrantes da comissão técnica, com 38 infectados, sendo 3 atletas. E estamos falando do clube de maior receita do Brasil, beirando R$ 1 bilhão por ano. Dá pra imaginar isso em equipes com problemas financeiros? Caso de praticamente todos o clubes do estado, exceção feita ao Retrô, um clube-empresa ainda novo.

Vale pontuar que os treinos só podem voltar com o aval da Secretaria de Saúde de PE. Então, mesmo considerando os cuidados, me parece improvável que isso ocorra ainda neste mês.

Os CTs no Grande Recife
Náutico (Wilson Campos, na Guabiraba)
Retrô (Retrô 2, em Aldeia)
Santa Cruz (Rodolfo Aguiar, na Guabiraba)
Sport (José de Andrade Médicis, em Paratibe)

Coronavírus no Brasil
Considerando os dados do Ministério da Saúde até 6 de maio, são 125 mil casos confirmados e 8.536 óbitos. Só no dia 6 foram 615 mortes registradas, o recorde no país. Em Pernambuco, no mesmo período, são 9.881 infectados e 803 óbitos. E a curva da pandemia sequer se estabilizou…

Leia mais sobre o assunto
FPF traça protocolo para a volta dos treinos em Pernambuco e inclui 600 testes de Covid 19

Abaixo, assista ao vídeo compartilhado pelo Retrô com o trabalho de desinfecção.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por RETRÔ F.C. BRASIL (DE🏡) (@retrofcbrasil) em


Compartilhe!