Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

As publicações dos nordestinos no Twitter com a autorização do uso das instalações.

A estrutura insuficiente para receber uma demanda massiva de infectados, caso a crise se alastre, é uma das maiores preocupações do governo brasileiro em relação ao Coronavírus. Com o alto contágio, o aumento de casos pode ocorrer em progressão geométrica, suplantando o nº de hospitais, entre públicos e privados. Daí, a necessidade de estruturas adicionais, provisórias. Tanto para internações, com leitos extras, quanto atendimento médico e pontos de vacinação.

No futebol, os principais clubes contam com estruturas enormes, como estádios, sedes e CTs. São espaços que podem ser adaptados a esta delicada situação. Então, além de normas preventivas aos seus torcedores e atividades lúdicas para as crianças, reduzindo o efeito da quarentena, os principais times do Nordeste liberaram as suas instalações físicas – num cenário espalhado no Brasil, casos de Corinthians e São Paulo (São Paulo), Botafogo (Rio de Janeiro), Cruzeiro (Belo Horizonte) e Athletico (Curitiba), entre outros. Aqui, portanto, os exemplos em Salvador, Recife e Fortaleza. Dos sete maiores, só o Vitória ainda não confirmou – e entre os que liberaram, apenas o Sport não publicou a informação em suas redes sociais.

Em todos os casos na região, os espaços foram cedidos aos respetivos governos estaduais, pelo tempo necessário para o combate à crise, cabendo às respectivas secretarias de saúde a inspeção sobre a capacidade de uso – abaixo, os detalhes de cada caso. Somando as estruturas liberadas pelos clubes no NE são mais de 330 leitos possíveis. Parabéns a todos!

Leia mais sobre o assunto
Detalhando os centros de treinamento do G7 do Nordeste, com áreas de 8 a 54 hectares

Bahia
Entre os sete principais, o tricolor foi o primeiro a liberar a sua estrutura. No caso, o antigo centro de treinamento, conhecido como Fazendão, no bairro de Itinga, em Salvador – o novo, Cidade Tricolor, fica em outro local. O CT liberado tem 125 mil m², com três pavilhões e 28 quartos.

Náutico
O timbu liberou todas as instalações do seu centro de treinamento, no bairro da Guabiraba, às margens da BR-101, no Recife. O local conta com 22 quartos duplos, restaurante e sala de médicos. Liberou sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde.

Fortaleza
O leão do pici liberou o Centro de Treinamento Ribamar Bezerra, localizado em Maracanaú, na região metropolitana da capital. O alojamento do local tem capacidade para 80 pessoas. Um patrocinador do clube, a Neqta Transportes, se juntou à ideia e liberou a frota para o transporte de pessoas e materiais.

Ceará
A Cidade Vozão fica em Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza. Entre outras instalações, o local conta com 19 quartos para 4 pessoas cada – ou seja, para até 76 pessoas. O clube também colocou a propriedade à disposição do governo estadual.

Santa Cruz
O tricolor pernambucano liberou toda a sede social, na avenida Beberibe, no bairro do Arruda. O local poderá ser utilizada em qualquer ação de preservação, como, por exemplo, uma possível vacinação – até mesmo pela localização numa área populosa. Considerando o Estádio do Arruda, dentro do terreno de 58 mil², são 20 quartos, incluindo cozinha industrial e refeitório.

Sport
O complexo da Ilha do Retiro tem 110 mil m². Lá, existem quatro ginásios, que podem servir como pontos de vacinação e/ou atendimento provisório. Já o CT em Paratibe, a 22 quilômetros da Ilha, conta com 44 quartos duplos, cozinha industrial, restaurante e salas médicas. A direção do leão deixou os dois locais à disposição.

A seguir, as publicações originais dos maiores clubes da região, em ordem cronológica.

Bahia (19/03, 15h35)

Náutico (19/03, 22h10)

Fortaleza (20/03, 12h11)

Ceará (20/03, 12h28)

Santa Cruz (20/03, 12h58)


Compartilhe!