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Ao menos 16 clubes vão disputar o Campeonato Brasileiro de 2019, em suas quatro divisões, vestindo uniformes de suas respectivas marcas. Isso corresponde a 12,5% dos 128 times classificados, já contabilizando o Náutico, que passa a comercializar a “N6” em março. Os dois padrões utilizados na reabertura dos Aflitos foram o ponto de partida do campeão pernambucano, que segue com a Topper até o fim do abastecimento da última coleção.

Entre os motivos para a mudança, a insatisfação com os royalties, pois a Topper queria pagar só a partir de 30 mil camisas vendidas por ano (R$ 5 milhões de faturamento bruto), enquanto o Náutico costuma vender 18 mil (R$ 3 mi). Além disso, o timbu resolveu seguir a linha de clubes com perfil semelhante – apesar das torcidas numerosas, não tinham contratos vantajosos com fornecedoras de material esportivo. Não por acaso, seis estão na Série C (30% da competição).

Este modelo preza pela plena administração do negócio, no custo, na criação, produção, distribuição e venda de uniformes oficiais. Trabalho maior, mas com a receita líquida absoluta. No país, o pioneiro foi o Paysandu, que em 2016 vendeu 110 mil camisas, o dobro de 2015 – com 45% a mais de rendimento em cada peça, segundo o clube. As camisas do papão foram feitas de forma terceirizada por uma fábrica do Ceará, a Bomache, também contratada para a confecção de Santa, Fortaleza, CSA, Sampaio e Coritiba. No timbu, a produção deve acontecer em Goiás, através da Super Bolla, que já disponibiliza em seu site uma seção para o Náutico.

As duas camisas especiais do Náutico, de dezembro de 2018, trouxeram o “N” estampado, tanto na parte frontal, ao lado do escudo, quanto na etiqueta. A conferir se o nome escolhido, “N6”, numa referência óbvia ao hexacampeonato pernambucano, será incorporado em 2019.

As fornecedoras do Náutico no século XXI
2001/2005 – Finta
2006/2008 – Wilson (EUA)
2009 – Champs
2009/2010 – Lupo
2011/2014 – Penalty
2014 – Garra
2014/2016 – Umbro (Inglaterra)
2016/2019 – Topper
2019 – N6 (marca própria)

Cronologia das marcas próprias dos clubes*
01/2016 – Paysandu (Lobo)
05/2016 – Juventude (19Treze)
09/2016 – Fortaleza (Leão 1918)
01/2017 – Joinville (Octo)
03/2017 – Treze (Galo, depois renomeada para Areno)
05/2017 – Santa Cruz (Cobra Coral)
11/2017 – Caxias (Bravo35)
12/2017 – CSA (Azulão)
12/2017 – Salgueiro (Carcará, extinta em 03/2018; hoje, o clube veste Alluri)
12/2017 – River (Carijó)
01/2018 – Central (Patativa, extinta em 11/2018; hoje, o clube veste Super Bolla)
03/2018 – Sampaio Corrêa (Tubarão 1923)
04/2018 – Tubarão-SC (Pxis)
08/2018 – Coritiba (1909)
09/2018 – Bahia (Esquadrão)
12/2018 – América-MG (Sparta)
12/2018 – Sergipe (Gipão)
03/2019 – Náutico (N6)
* Entre os clubes que disputam o Campeonato Brasileiro

Distribuição nas divisões do Campeonato Brasileiro de 2019
Série A (3) – Bahia, CSA e Fortaleza
Série B (2) – América-MG e Coritiba
Série C (6) – Juventude, Náutico, Paysandu, Sampaio Corrêa, Santa Cruz e Treze
Série D (5) – Caxias, Joinville, River, Sergipe e Tubarão-SC


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