A nova parceria valeu um campo sintético no CT do timbu. Imagem: Google Maps em 2024.
Hoje, o centro de treinamento do Náutico conta com seis campos oficiais, todos com grama e dimensões de 105m x 68m. Ainda em 2024, o CT Wilson Campos deve ganhar mais uma unidade, mas num modelo diferente. Através de um novo patrocinador, a Topfield, a direção alvirrubra acertou a construção de um campo de grama sintética no local. Entretanto, o equipamento terá dimensões menores. A ideia é fazer um campo society na Guabiraba, com dimensões de 45 metros de comprimento e 25 metros de largura, numa informação do site NE45. Ou seja, apto ao Fut 7, mas que deverá ser utilizado mesmo pelas escolinhas do clube.
Considerando a enorme área do CT, com 51 hectares, havia espaço suficiente para mirar num campo sintético maior, com as dimensões da Fifa, ou mesmo em dois campos artificiais simultâneos, um um neste tamanho menor, com área de 1.125 m², e outro oficial, de 7.140 m². Obviamente, a escolha passa pela capacidade de investimento no momento. Recentemente, o Sport converteu um dos campos do seu centro de treinamento em Paratibe em grama sintética. A obra do rival durou três meses e custou R$ 2 milhões. Ou seja, este seria o “valor-base” para observar o tamanho de uma reforma deste porte na Guabiraba.
O custo de um campo sintético oficial
Ainda que o novo patrocínio não chegue a esse montante, o clube de Rosa e Silva poderia investir o restante – ou mesmo buscar outras parcerias para completar o orçamento de um campo de 105m x 68m. Mesmo que o objetivo seja, neste momento, o foco nas categorias inferiores, a presença cada vez maior de campos sintéticos em jogos profissionais indica a necessidade de uma preparação adequada do time para esse tipo de jogo. Essa poderia (ou ainda pode?) ter sido uma boa oportunidade para o alvirrubro. E na sua opinião?
Sobre o CT do Náutico, inaugurado em 1999, vale dizer que oficialmente o terreno às margens da rodovia BR-101 tem 54 hectares, mas o clube arrendou três hectares do CT a uma empresa varejista, com objetivo de arrecadar cerca de R$ 50 milhões em 20 anos.
Eis o comunicado do Náutico sobre o novo patrocinador em 2024:
“A Topfield, empresa especializada em grama sintética, é a nova patrocinadora do Náutico. A marca será estampada na barra frontal inferior da nossa camisa já a partir de amanhã, contra o Maguary. Entre os benefícios, está a criação de um campo com dimensões reduzidas com grama sintética no CT Wilson Campos.”
Leia mais sobre o assunto
Náutico recupera o Certificado de Clube Formador após 8 anos; veja lista do Nordeste
Os centros de treinamento do G7 do Nordeste tem áreas de 8 a 54 hectares; confira
Abaixo, a publicação oficial do Náutico anunciando o novo patrocinador do time em 2024.
A Topfield, empresa especializada em grama sintética, é a nova patrocinadora do Náutico.
A marca será estampada na barra frontal inferior da nossa camisa já a partir de amanhã, contra o Maguary.
Entre os benefícios, está a criação de um campo com dimensões reduzidas com grama… pic.twitter.com/H15Y7rmUBb
— Náutico (@nauticope) January 20, 2024