Compartilhe!
  •  
  • 4
  •  
  •  

O carcará foi o penúltimo time sorteado na manhã. Imagem: Copa do Nordeste/reprodução.

O sorteio da Copa do Nordeste de 2021 definiu os dois grupos da fase principal da 18ª edição do torneio. Em caráter excepcional, devido à pandemia, o evento não ocorreu na região, como de costume, mas no Rio de Janeiro, na sede da CBF, num perfil mais formal.

A “surpresa” do dia foi a manutenção da lista original com os 16 classificados. Na véspera, o Salgueiro chegou a protocolar, oficialmente, a desistência do Nordestão, e também da Copa do Brasil, alegando crise financeira. Porém, pouco antes do evento, a direção do carcará voltou atrás no pedido. E o atual campeão pernambucano acabou ficando no Grupo B, o mesmo do Sport. Como o regulamento prevê o cruzamento das chaves na fase classificatória, ambos vão enfrentar o Santa Cruz, sorteado no Grupo A. Pernambuco é o único estado com três representantes neste torneio.

Como o sorteio ocorre de forma dirigida, todos os rivais ficaram separados – o Bahia foi a primeira bolinha. Assim, esta etapa terá cinco clássicos estaduais, e ainda existem outros duelos locais, como os jogos envolvendo o Salgueiro e o duelo piauiense entre Altos e 4 de Julho, mas sem o mesmo apelo histórico. Na fase principal desta edição, com início em 27/02, mas cuja tabela ainda será divulgada pela CBF, o único estreante é o 4 de Julho, o último campeão estadual na região na última temporada, em 22/12. Sobre a cota de premiação e/ou participação, o bolo é de R$ 26,9 milhões, tendo ainda uma receita variável no pay-per-view.

A seguir, a composição das chaves, com a ordem do sorteio. Em 2019 a pontuação na 1ª fase apontou 110 x 56 a favor do Grupo B, que também liderou em 2020, mas de forma mais equilibrada, 86 x 83 – um jogo acabou cancelado. Qual grupo somará mais pontos desta vez?

Grupo A – Bahia (BA), Ceará (CE), CRB (AL), Santa Cruz (PE), Sampaio Corrêa (MA), Confiança (SE), 4 de Julho (PI) e Treze (PB)

Grupo B – Sport (PE), Vitória (BA), Fortaleza (CE), CSA (AL), Botafogo (PB), ABC (RN), Altos (PI) e Salgueiro (PE)

Os clássicos estaduais na 1ª fase de 2021 (Grupo A x Grupo B)
AL – CRB x CSA
BA – Bahia x Vitória
CE – Ceará x Fortaleza
PE – Santa Cruz x Sport
PB – Treze x Botafogo

A fórmula de disputa
A Copa do Nordeste de 2021 repete o formato do último ano. Os 16 clubes foram divididos em dois grupos de 8 times. Os times da chave A enfrentam apenas os da chave B e vice-versa, em turno único. Serão oito rodadas, indo até 10/04. Avançam os quatro melhores de cada grupo. Nas quartas, já pré-definidas, teremos duelos com clubes dos mesmos grupos, com 1A x 4A, 2A x 3A, 1B x 4B e 2B x 3B. Já na semi haverá um “cruzamento”, com 1A/4A x 2B/3B e 1B/4B x 2A/4A. Como a copa segue com 12 datas, o mesmo nº desde 2013, as duas primeiras fases eliminatórias serão só com jogos de ida, com mando para as melhores campanhas. Só a decisão será em ida e volta.

Pitaco sobre os possíveis classificados (sem ordem)
A – Bahia, Ceará, Santa Cruz e Confiança
B – Sport, Vitória, Fortaleza e CSA

Leia mais sobre o assunto
Cota fixa da Copa do Nordeste cai para R$ 26,9 milhões em 2021. Recuperação via PPV?

Final da Copa do Nordeste de 2021 no SBT para todo o país? Negociação já em andamento


Compartilhe!
  •  
  • 4
  •  
  •