Danny Morais e Kuki, ídolos de Náutico e Santa, sortearam as chaves (Copa do NE/reprodução).
Pela primeira vez na história, agora com 19 edições, a Copa do Nordeste terá um participante simultâneo na Taça Libertadores da América. Estreante no torneio da Conmebol, o Fortaleza será o grande o nome da Lampions de 2022. O último nordestino na Liberta havia sido o Sport, em 2009, mas não houve o torneio regional. E nas cinco participações internacionais anteriores, entre 1960 e 1989, ainda não havia sido criado o Nordestão atual, que surgiu apenas em 1994.
Por isso, foi de um simbolismo impressionante que o tricolor tenha sido justamente o primeiro nome sorteado no evento realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Num sorteio com formato dirigido, a ida do Fortaleza para o Grupo A do Nordestão colocou automaticamente o rival Ceará no Grupo B. Na última edição da copa, a dupla alencarina liderou as chaves – em grupos invertidos, o leão fez 17 pontos no B e o vozão fez 16 no A. De fato, ambos seguem em alta e favoritos à classificação ao mata-mata nordestino, inclusive com a vantagem do mando.
Ao todo, a fase principal do Nordestão, que deve começar em 22 janeiro, tem 16 clubes, garantindo quatro clássicos estaduais no turno classificatório. O número de clássicos na edição até poderia ser maior, mas Vitória e Santa foram eliminados na preliminar, o “Pré-Nordestão”. O sorteio oficial – confira as duas chaves abaixo – aconteceu antes da conclusão do Brasileirão de 2021, tendo o destino do Bahia ainda incerto, entre 1ª divisão ou 2ª divisão.
A divisão do Baêa é determinante para balancear (e analisar) as chaves regionais. Caso o time de Salvador permaneça na elite nacional, o Grupo B terá dois times da Série A, enquanto o Grupo A tem apenas o Fortaleza, devido ao recente rebaixamento do Sport. Considerando o formato “A x B”, curiosamente o Grupo B liderou o somatório de pontos após oito rodadas nas três edições anteriores, apesar de, obviamente, ter tido composições bem distintas. Em 2019, por 110 x 56. Em 2020, por 86 x 83 – mas com a curiosidade de um jogo cancelado, tendo 63 em vez de 64. Em 2021, por 84 x 81. Qual grupo somará mais pontos desta vez?
Sobre a cota de premiação e/ou participação, o bolo deve se aproximar de R$ 30 milhões, mas a definição será só próxima semana, no Recife, numa reunião da Liga do Nordeste.
Grupo A – Fortaleza (CE), Sport (PE), CSA (AL), Sampaio Corrêa (MA), Campinense (PB), Globo (RN), Atlético (BA) e Sergipe (SE)
Grupo B – Ceará (CE), Bahia (BA), Náutico (PE), CRB (AL), Botafogo (PB), Altos (PI), Floresta (CE) e Sousa (PB)
Os clássicos estaduais na 1ª fase de 2022 (Grupo A x Grupo B)
AL – CSA x CRB
CE – Fortaleza x Ceará
PB – Campinense x Botafogo
PE – Sport x Náutico
A fórmula de disputa
A Copa do Nordeste de 2022 repete o formato dos três últimos anos. Os 16 clubes foram divididos em dois grupos de 8 times. Os times da chave A enfrentam apenas os da chave B e vice-versa, em turno único. Serão oito rodadas. Avançam os quatro melhores de cada grupo. Nas quartas, já pré-definidas, teremos duelos com clubes dos mesmos grupos, com 1A x 4A, 2A x 3A, 1B x 4B e 2B x 3B. Já na semi haverá um “cruzamento”, com 1A/4A x 2B/3B e 1B/4B x 2A/4A. Como a copa segue com 12 datas, o mesmo nº desde 2013, as duas primeiras fases eliminatórias serão só com jogos de ida, com mando de campo para as melhores campanhas. Só a decisão será em ida e volta.
Pitaco sobre os possíveis classificados (sem ordem)
A – Fortaleza, Sport, CSA e Campinenese
B – Ceará, Bahia, Náutico e CRB
Leia mais sobre o assunto
Após 53 anos, o Fortaleza volta a ter direito à Libertadores. E desta vez vai jogar
Copa do Nordeste fecha com o Grupo Disney e integra também a ESPN; deve ir além de 2022
Pré-Copa do Nordeste distribui R$ 1 milhão aos 20 eliminados de 2022; veja os valores