Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Sport, Ferrim, Náutico e Íbis, os participantes confirmados na 18ª edição do torneio feminino.

O Campeonato Pernambucano Feminino de 2020 terá apenas quatro clubes, a menor quantidade na década. A princípio, o conselho arbitral, realizado em março, havia definido a presença de seis clubes e formato em turno e returno (o que na verdade aumentaria o nº de jogos), mas a pandemia acabou atrasando bastante a largada competição, de 21/04 para 18/10. E ocorreram desistências, com a reformulação do campeonato.

Semifinalistas em 2019, Sport (7 títulos), Náutico (2 títulos) e Íbis permaneceram em 2020 – as leoninas e as alvirrubras também vêm disputando a 2ª divisão do Brasileiro Feminino, que deve ser retomada também neste mês, no dia 25, já com o clássico local. Por outro lado, saíram Central, Ipojuca e o próprio campeão, o Vitória/Santa Cruz, cuja parceria foi desfeita e nenhum dos dois se interessou pelo novo torneio da FPF. A novidade nesta temporada é a entrada do Ferroviário, que agora passa a representar o município de Bezerros, no Agreste, em vez do Cabo, no Grande Recife.

Ao todo, a competição estadual de futebol feminino terá apenas 18 jogos, metade da ideia inicial da federação. Apesar do ano prejudicado pela grave questão sanitária, a modalidade também passa por um esvaziamento de investimento no cenário local – e já era escasso.

Nova fórmula de disputa
Os quatro times vão disputar a fase classificatória em ida e volta, totalizando seis rodadas. Detalhe: todos já estão garantidos na etapa seguinte. Na prática, a 1ª fase serve apenas para definir a ordem dos semifinalistas, 1º x 4º e 2º x 3, com o mata-mata em ida e volta. Já a final será em jogo único, com mando do time de melhor campanha, assim como a disputa de 3º lugar. O título estadual vale vaga na 2ª divisão do Brasileiro de 2021 – o torneio nacional, com 36 times, não tem vaga fixa.

Os quatro participantes do Estadual de 2020 (e os mandos)
Ferroviário – Antônio Inácio (Caruaru)*
Íbis – Grito da República (Olinda)
Náutico – CT Wilson Campos (Guabiraba)
Sport – CT José de Andrade Médicis (Paratibe)
* Apesar da mudança de sede, o estádio de Bezerros ainda não está apto

Nº de partidas nas últimas edições
2017 – 19 jogos (6 clubes), com 112 gols (média de 5,89)
2018 – 19 jogos (6 clubes), com 75 gols (média de 3,94)
2019 – 21 jogos (6 clubes), com 106 gols (média de 5,04)
2020 – 18 jogos (4 clubes)

Leia mais sobre o assunto
Ranking Feminino da CBF para 2020 com Vitória (7º), Sport (15º) e Náutico (27º)

Vitória/Santa, a parceria campeã do Estadual Feminino 2019. A 8ª taça do Vitória


Compartilhe!