Compartilhe!
  •  
  • 6
  •  
  •  

O mandatária do carcará durante a coletiva em 4 de fevereiro. Imagem: TV Sol/reprodução.

A presença do Salgueiro no sorteio da Copa do Nordeste de 2021 foi uma surpresa, uma vez que o clube havia protocolado a desistência no dia anterior, não só do Nordestão como também da Copa do Brasil. Entretanto, logo após o evento realizado no Rio, o presidente do carcará, José Guilherme, concedeu uma entrevista coletiva no Sertão e abriu o jogo. De forma bastante crua, fora dos padrões no futebol. O dirigente simplesmente revelou que chegou a negociar as vagas.

A entrevista foi publicada no site NE45 e repercutiu imediatamente. A declaração, pesada, acaba respondendo à pergunta do post anterior sobre o assunto (“Em crise, Salgueiro desiste do Nordestão e da Copa do Brasil. E de R$ 1,1 milhão… Faz sentido?”). E não fazia mesmo o clube abrir mão das cotas. A partir da fala de José, porém, o clube ficaria com a receita e cederia as vagas, que seriam herdadas pelo Náutico, na sequência da fila nos dois torneios.

O suposto negócio nos bastidores, envolvendo ainda FPF e Liga do NE (citada depois), só foi desfeito pela posição da CBF acerca da Lampions, pois a vaga não ficaria para PE, já que o torneio estava em andamente. Provavelmente, ficaria com a Itaiabana, eliminada pelo Santa na seletiva, pois o tricolor passaria ser classificado via “Estadual”, em vez do “Ranking da CBF”.

Na entrevista, o presidente do atual campeão estadual confirmou o recebimento do dinheiro antes mesmo da estreia do Salgueiro nas competições – e, pela fala, ficaria com a cota mesmo sem jogar. Além do Salgueiro, também parece grave o suposto papel prestado por FPF e Náutico, segundo José Guilherme – confira o posicionamento do timbu abaixo. Num episódio com indícios antidesportivos, vale ficar atento aos desdobramentos e versões.

Abaixo, algumas declarações do presidente do Salgueiro sobre o assunto.

“Num ato de desespero (sobre a crise financeira do clube), eu tomei essa decisão de procurar a federação pernambucana e procurei o Clube Náutico Capibaribe. Pra se eu saísse de alguma maneira, ou sem negociar com o Náutico ou sem negociar com a federação, eu dissesse ‘eu não vou mais participar’. A vaga iria para o Náutico do mesmo jeito. Então, procurei o Náutico e fiz uma negociação. Entrou o dinheiro (da cota dos torneios). O dinheiro está na conta do clube, que era para eu pagar aos funcionários o mês de dezembro e janeiro”

“Não é justo um time se acabar e deixar quem mais ajudou o Salgueiro, que foram os funcionários, numa pindaíba, com uma mão na frente e outra atrás. Então o meu desespero foi pagar as contas de quem estava me cobrando e pagar esse pessoal que trabalhou.”

“Esse dinheiro envolveu Náutico e Copa do Nordeste.”

Assista à íntegra da entrevista coletiva na TV Sol, de Salgueiro, clicando aqui.

Atualização após o posicionamento do Náutico (em nota oficial)
“O Clube Náutico Capibaribe vem a público esclarecer os fatos e notícias envolvendo o nome desta instituição centenária nestes últimos dias. Cientes do ofício encaminhado pelo Salgueiro Atlético Clube à Federação Pernambucana de Futebol (FPF), onde a equipe sertaneja abdicava das suas vagas na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil e, por consequência, o Náutico ficaria com as duas vagas, adotamos uma política cautelosa e sem precipitações. Caso fosse confirmado, o Náutico não receberia qualquer valor referente às cotas, pelo fato do Salgueiro já ter feito o seu adiantamento. Ressaltamos que sempre mantivemos uma conduta ética durante o desenrolar dos fatos neste processo. O Náutico completará, no próximo dia 7 de abril, 120 de anos de história. São 12 décadas marcadas por resultados conquistados em campo de maneira limpa e justa.”

Nota do blog após a atualização
Assim como já se sabe a origem do dinheiro ao Salgueiro, com a cota repassada pela própria Liga do Nordeste, o Náutico também reitera que não pagou nada. Dito isso, não achei uma boa explicação, pois não vejo justificativa em não querer a cota a qual se teria direito pela vaga herdada – ao Náutico, a desistência do Salgueiro deveria ser um problema do Salgueiro.

Leia mais sobre o assunto
Os grupos da Copa do Nordeste de 2021, com o Salgueiro reaparecendo de última hora


Compartilhe!
  •  
  • 6
  •  
  •