A raposa fez 2 x 1 em João Pessoa e 1 x 0 em Campina Grande. Foto: Campinense/Instagram.
Após ganhar no Almeidão, o Campinense voltou a bater o Botafogo, agora no Amigão, e faturou o bi na Paraíba. Festa com o São João já batendo à porta no interior. Com um gol solitário de Olávio na decisão, a raposa chegou a 23 taças no estado, abrindo sete sobre o arquirrival Treze, e se garantiu novamente na fase de grupos da Copa do Nordeste, torneio vencido pelo clube em 2013. O Campeonato Paraibano foi a última competição estadual da região em 2022, definindo, assim, a composição de participantes da Lampions de 2023, com 36 participantes ao todo.
Mesmo antes da oficialização sobre a continuidade do Nordestão no calendário nacional, tanto por parte da direção da CBF quanto através dos novos contratos de transmissão na tevê, o perfil da Copa do Nordeste já vem desenvolvendo normalmente nas redes sociais, como na divulgação oficial dos classificados ao torneio de 2023, sobretudo à fase principal, com 16 participantes. Mantendo o formato, serão 24 clubes na fase preliminar (incluindo nomes como Santa Cruz e Vitória), numa disputa mata-mata para classificar 4 times à fase de grupos, com 12 pré-classificados (como Bahia, Ceará, Fortaleza, Náutico e Sport).
Vice, o Botafogo de João Pessoa terá que disputar a fase preliminar, mas largando já na segunda fase, devido à posição no Ranking da CBF. Um terceiro time também teve a sua presença definida após a final paraibana. O Jacuipense, vice-campeão baiano, acabou “prejudicado” e irá partir na primeira fase da preliminar. O Jacupa só largaria na segunda caso o Campinense fosse o vice. Passou nem perto, com a raposa tendo 10V, 2E e 0D.
A fase preliminar deve acontecer ainda neste ano, no segundo semestre. Lembrando que são jogos únicos na duas primeiras etapas da seletiva e ida e volta na terceira, aí já com as quatro vagas na fase principal em jogo. A seguir, então, confira os representantes dos nove estados assegurados na 20ª edição da Copa do Nordeste e as respectivas fases de entrada, numa distribuição de vagas a partir das colocações nos Estaduais e também pelo ranking nacional.
Já classificados à fase de grupos (12 times)
ABC (RN), Atlético (BA), Bahia (BA), Campinense (PB), Ceará (CE), CRB (AL), Fluminense (PI) Fortaleza (CE), Náutico (PE), Sampaio Corrêa (MA), Sergipe (SE) e Sport (PE)
Já classificados à 2ª fase da preliminar (8 times; 8 mandantes)
América (RN), Botafogo (PB), Confiança (SE), CSA (AL), Ferroviário (CE), Juazeirense (BA), Santa Cruz (PE) e Vitória (BA)
Classificados à 1ª fase da preliminar (16 times; 8 mandantes e 8 visitantes)
Mandantes: Altos (PI), Floresta (CE), Globo (RN), Imperatriz (MA), Jacuipense (BA), Moto Club (MA), Salgueiro (PE) e Treze (PB); Visitantes: 4 de Julho (PI), ASA (AL), Bahia de Feira (BA), Caucaia (CE), Cordino (MA), Falcon (SE), Parnahyba (PI) e Retrô (PE)
Mais participações na Copa do Nordeste, de 1994 a 2023 (+10)*
19 vezes – Bahia, CRB, Botafogo-PB e Vitória
18 vezes – ABC, América-RN e Ceará
17 vezes – CSA e Santa Cruz
16 vezes – Sport
15 vezes – Confiança e Fortaleza
14 vezes – Náutico
13 vezes – Sergipe
11 vezes – Treze
* Contabilizando a preliminar e a fase principal
Leia mais sobre o assunto
Copa do Nordeste firma primeiro contrato de transmissão para 2023; vai durar alguns anos
O ranking de pontos da Copa do Nordeste, com 65 clubes e 1,3 mil jogos de 1994 a 2022
Abaixo, a publicação no perfil oficial do Campinense após a nova conquista estadual.
Ver essa foto no Instagram