Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

A inédita final paulista aconteceu no Rio de Janeiro. Imagem: SBT/reprodução.

A final da Taça Libertadores da América de 2020 teve uma audiência média de 15,7 pontos no Brasil, de acordo com a medição da Kantar Ibope Media. O jogo entre Palmeiras e Santos, no Maracanã, marcou a primeira decisão do torneio no SBT, após 27 anos seguidos com os direitos pertencendo à Globo, de 1993 a 2019. Embora tenha sido, de longe, a maior audiência do canal de Silvio Santos nos últimos tempos, foi só a metade de Flamengo x River Plate, a decisão anterior.

Na final sul-americana de 2020, realizada apenas em 30 de janeiro de 2021 e com vitória alviverde por 1 x 0, o dia teve direito a uma programação especial. A partida foi precedida por um debate no programa esportivo “Arena SBT”, apresentado por Benjamin Back. Enquanto isso, a Globo articulou a utilização do “Big Fone”, um recurso de audiência do Big Brother Brasil. Foram três chamadas ao vivo, durante o programa Caldeirão do Huck, na tarde do sábado. Porém, não surtiu muito efeito, com o SBT liderando a faixa das 17h às 19h .

Os dados do Ibope contemplam as 15 principais regiões metropolitanas do país, incluindo três no Nordeste. Com a indefinição do campeão até os 54 minutos do 2º tempo, mesmo numa partida tecnicamente abaixo, a audiência se manteve em alta para os padrões do SBT, que alcançou dois dígitos de média em todas os locais, até mesmo no Rio, num sábado de sol e sem clubes locais envolvidos no Maraca – porém, foi no limite, com a sede da final ficando justamente em 15º. No NE, destaque para Fortaleza, que passou de 20 pontos e entrou no pódio nacional. Já Recife e Salvador tiveram dados relevantes para as praças locais, mas abaixo do índice geral, -3,2 e -4,4 pontos, respectivamente. Vale lembrar que a emissora paulista adquiriu os direitos do torneio continental por três temporadas, valendo até 2022.

Obs 1. Na última semana, segundo o instituto, a 2ª maior audiência do SBT foi o “Programa Silvio Santos”, com 7,1 pontos. Menos da metade do futebol. Na Globo, o 10º lugar teve 19,3 pontos.

Obs 2. No país, a final da Libertadores também passou na tevê paga, no Fox Sports, com 7 pontos de média, segundo o site UOL. Ou seja, 22,7 pontos combinados – ainda abaixo da Globo em 2019.

Audiência média em pontos do futebol no SBT em 30/01
1º) 24,0 – Manaus
2º) 22,4 – São Paulo
3º) 20,4 – Fortaleza
4º) 16,9 – Brasília
5º) 15,8 – Campinas
6º) 15,3 – Belém
6º) 15,3 – Vitória
8º) 14,4 – Goiânia
9º) 12,6 – Florianópolis
10º) 12,5 – Recife
11º) 12,2 – Curitiba
12º) 11,3 – Salvador
13º) 11,0 – Belo Horizonte
14º) 10,3 – Porto Alegre
15º) 10,0 – Rio de Janeiro

Audiência média em telespectadores do futebol no SBT em 30/01
1º) 2.132,7 milhões – São Paulo
2º) 625,3 mil – Rio de Janeiro
3º) 357,9 mil – Fortaleza
4º) 277,8 mil – Belo Horizonte
5º) 214,8 mil – Recife
6º) 205,6 mil – Brasília
7º) 203,9 mil – Manaus
8º) 203,2 mil – Salvador
9º) 197,5 mil – Curitiba
10º) 195,4 mil – Porto Alegre
11º) 174,8 mil – Goiânia
12º) 168,4 mil – Campinas
13º) 154,2 mil – Belém
14º) 129,8 mil – Vitória
15º) 71,4 mil – Florianópolis

Leia a análise do jogo
No último lance, o Palmeiras é bi da Libertadores. Pelo 2º ano, um técnico português campeão


Compartilhe!