Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

O comentarista Grafite e o narrador Cléber Machado, a cabine da Rede Globo para PE e SP.

O segundo duelo entre Globo e SBT sobre o futebol na noite de quarta-feira consolidou a imagem da primeira semana, com a força local em relação à audiência.

Com o desmembramento das transmissões das principais competições envolvendo os clubes do país, com os direitos da Libertadores de 2020 indo da Família Marinho para Silvio Santos, as grades passaram a ter um direcionamento ainda maior visando o público-alvo de fato. Ainda há (e continuará existindo) o “jogo da rede”, com vários estados acompanhando o mesmo jogo ao vivo, mas praças importantes no mercado também receberam transmissões locais em sequência, com a possibilidade de comparativo entre as atrações – incluindo Fortaleza, Recife e Salvador. Então vamos lá.

Semanalmente, a Kantar Ibope Media divulga as dez programações de maior audiência nos canais de tevê aberta, com dados das 15 principais regiões metropolitanas – incluindo as três no NE. No SBT, o futebol ficou em 2º na última semana. Já na Globo, o futebol não figurou no top ten, impossibilitando o raio x completo. Porém, num trabalho conta-gotas (apuração e números divulgados no UOL e Máquina do Esporte), foi possível visualizar de forma precisa a escolha do público sobre os jogos à disposição às 21h30 em cinco metrópoles.

No Rio, o clássico carioca teve 21,2 pontos a mais que o concorrente futebolístico. Em Porto Alegre, o Grenal teve +11,1. No o Recife, o Sport teve +20,4. Em Fortaleza, o Ceará. Já São Paulo teve duas opções paralelas, com o Corinthians na Globo e o Palmeiras no SBT – na soma, o “futebol local” em SP rendeu 32,3 pontos. Em todas as cidades, o principal jogo superou o patamar de 19/20 pontos – recorrente sobre o futebol na Globo nas quartas-feiras. Dos cinco líderes locais, só o duelo gaúcho foi exibido no Sistema Brasileiro de Televisão. Na semana passada, o jogo do Grêmio do canal havia feito 19 x 10 na Globo – sem times gaúchos na telinha. A larga diferença fez a afiliada da Globo no RS mudar a programação. Assim, o clássico gaúcho concorreu com uma sessão especial de cinema nacional, com 26 x 15. A diferença até aumentou, mas o dado específico da Globo foi maior, o que parece justificar a escolha o filme.

Obs. Na quarta passada, Salvador assistiu ao jogo do Bahia no Brasileirão – também contra o Corinthians. Na ocasião, o índice na afiliada da Globo foi de 23,2 pontos, também acima da média.

Audiência média em pontos no horário do futebol na Globo em 23/09
25,0 – Rio de Janeiro (Vasco 0 x 0 Botafogo)**
24,0 – Recife (Sport 1 x 0 Corinthians)*
23,0 – São Paulo (Sport 1 x 0 Corinthians)*
A confirmar – Fortaleza (Ceará 5 x 1 Brusque)**
15,0 – Porto Alegre (passou o filme “Os Farofeiros”)
* Campeonato Brasileiro
** Copa do Brasil

Audiência média em pontos no horário do futebol no SBT em 23/09
26,1 – Porto Alegre (Internacional 0 x 1 Grêmio)*
9,3 – São Paulo (Guaraní 0 x 0 Palmeiras)*
5,8 – Fortaleza (Internacional 0 x 1 Grêmio)*
3,8 – Rio de Janeiro (Internacional 0 x 1 Grêmio)*
3,6 – Recife (Internacional 0 x 1 Grêmio)*
* Taça Libertadores da América

Leia mais sobre o assunto
As audiências do 1º duelo Globo x SBT, com Série A/Copa do Brasil x Libertadores

Globo reduz o portfólio e o SBT vai aproveitando, do Nordestão à Libertadores


Compartilhe!