Compartilhe!

A medalha do vice-campeonato da Copa Conmebol em 1999, o foco do vídeo. Foto: CSA/Twitter.

Em 60 anos, os clubes do Nordeste competiram 33 vezes em torneios organizados pela Conmebol, com dez representantes diferentes. E só uma vez a campanha chegou até o estágio final. De uma forma pra lá de improvável. Em 1999, no último ano da Copa Conmebol, o CSA decidiu o título contra o Talleres, da Argentina, com a taça escapando após tomar um gol aos 45 do 2º tempo – até então, a disputa estava indo aos pênaltis.

O curioso é que o time de Maceió se aproveitou da vaga aberta à Copa do Nordeste, uma vez que o Vitória, o campeão daquele regional, declinou da classificação. O vice, Bahia, e o terceiro colocado, Sport, também. Na quarta posição na “fila”, o time do Mutange topou e fez história, mesmo num ano difícil, pois havia acabado de ser eliminado na Série C. Por sinal, a estreia internacional ocorreu nove dias depois, num torneio com desistências de outros clubes e pouca cobertura da mídia. Ao CSA, pouco importou.

Já com duas décadas, esta história ganhou um documentário na CSA TV, com depoimentos de Márcio Pereira e Bruno Alves, titulares na campanha, além de Otávio Quadros, que comandou a equipe. Todos com orgulho do vice, ainda o melhor resultado da região numa copa, à parte do nível técnico – não por acaso, a medalha de prata, guardada por Bruno, carrega um peso em Alagoas. No fim do vídeo (abaixo), uma homenagem ao atacante Missinho, falecido em 2014. O jogador fez um hat-trick no jogo de ida da final, no Rei Pelé – a segunda metade do vídeo mostra os gols da campanha azulina, incluindo a fatídica partida em Córdoba.

Imagens do CSA na decisão continental. Fotos: Museu dos Esportes de Alagoas.

A seguir, a campanha do CSA na Copa Conmebol. Ao todo, o time alagoano teve 4V, 1E e 3D.

Oitavas de final
19/10 – CSA 2 x 0 Vila Nova (BRA)
26/10 – Vila Nova (BRA) (3) 2 x 0 (4) CSA

Quartas de final
03/11 – Estudiantes (VEN) 0 x 0 CSA
09/11 – CSA 3 x 1 Estudiantes (VEN)

Semifinal
17/11 – São Raimundo (BRA) 1 x 0 CSA
24/11 – CSA (5) 2 x 1 (3) São Raimundo (BRA)

Final
01/12 – CSA 4 x 2 Talleres (ARG)
08/12 – Talleres (ARG) 3 x 0 CSA

Eis o vídeo no canal oficial do azulão no Youtube, com 16min48s. Traz depoimentos e gols. Assista!

Leia mais sobre o assunto
As melhores campanhas dos clubes do Nordeste na Conmebol, de 1960 a 2020

A saída forçada do CSA, deixando o Mutange após 98 anos. E a identidade?


Compartilhe!