Compartilhe!

O estádio do Sport e a Arena PE, os locais de treino antes do 19º jogo da Seleção no estado.

O coordenador da Seleção Brasileira, Juninho Paulista, informou os primeiros detalhes sobre a programação oficial da Canarinha em Pernambuco. O time verde e amarelo irá ficar cinco dias na capital, na preparação para as duas primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Jogos contra Bolívia (27/03, em São Lourenço) e Peru (31/03, em Lima), com 24 jogadores convocados – confira no link abaixo.

Em relação ao campo de treino, o local escolhido para as primeiras atividades acabou sendo a Ilha do Retiro. A definição aconteceu após duas visitas de membros da CBF, em fevereiro e março, passando por cinco lugares. Na primeira passagem, visitaram os centros de treinamento de Sport e Retrô. A distância dos locais, em relação ao hotel em Boa Viagem, acabou tirando os CTs da lista. Na segunda passagem, com o próprio Juninho presente, a comitiva da Seleção passou pelos três estádios particulares do Recife. Por sinal, o Arruda acabou sendo escolhido como local de treinamento da Bolívia.

De acordo com Juninho, serão quatro treinos antes da 1ª rodada nas Eliminatórias – de um total de 18 jogos. Serão dois na Ilha e dois na Arena PE, os últimos antes da partida. Além da logística, a escolha, à parte do palco em São Lourenço, foi baseada na qualidade do gramado. Em Pernambuco, considerando os jogos do Brasil contra países (os oficiais, segundo a Fifa), seleções estaduais e clubes, o escrete nacional já disputou 18 partidas, com 14 vitórias, 3 empates e 1 derrota – o único revés foi diante do Santa, em 1934, no antigo campo do Sport.

A agenda da Seleção no Grande Recife em 2020 (atualizada até 10/03)
22/03 – Desembarque da delegação no Aeroporto dos Guararapes
23/03 – Treino na Ilha do Retiro (fechado)
24/03 (16h30) – Treino na Ilha do Retiro (aberto ao público)*
25/03 – Treino na Arena Pernambuco (fechado)
26/03 – Treino na Arena Pernambuco (fechado)
27/03 (21h30) – Jogo na Arena Pernambuco (Brasil x Bolívia)
28/03 – Embarque da delegação no Aeroporto dos Guararapes (p/ Lima)
* O evento será liberado a 10 mil pessoas, com um ingresso em troca de 2 kg de alimento

Observação sobre a estrutura na Ilha
Sobre esta passagem da Seleção Brasileira na Ilha, em 2020, vale uma ressalva, que também valeria com a escolha do Arruda ou dos Aflitos. É necessário que a direção leonina melhore a estrutura até o treino, para a delegação da Seleção e para a imprensa – campo, vestiário, local para entrevistas, acessibilidade etc. Ou então a passagem, que pode valer uma ótima visibilidade ao clube, pode virar um problema. Ao menos o estádio vem passando por reformas internas. Tem mais 2 semanas.

O histórico de jogos da Seleção na Ilha do Retiro
Dos 18 jogos disputados pela Seleção Brasileira no estado, 2 ocorreram na Ilha do Retiro. Curiosamente, ambos contra a seleção pernambucana, e ambos com vitória da canarinha. Em 1956, 2 x 0 diante de 15.894 pessoas. Em 1969, goleada por 6 x 1, com 26.929 espectadores.

Leia mais sobre o assunto
A lista de Tite com os 24 nomes do Brasil para o jogo na Arena Pernambuco em 2020


Compartilhe!