Os oito integrantes da comissão organizadora da seleção principal numa reunião em 25/03.
O jogo entre Brasil e Bolívia, na Arena Pernambuco, encerraria a 1ª rodada sul-americana nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. O jogo estava programado para 27 de março de 2020, com praticamente todos os ingressos vendidos e com o cronograma já divulgado sobre as atividades da Seleção Brasileira no estado.
O jogo em São Lourenço da Mata, entretanto, acabou sendo o primeiro evento esportivo adiado no país por causa do Coronavírus. O cancelamento foi anunciado em 11 de março. Na época, eram 34 infectados no país. Desde então, todas as outras competições, de todas as modalidades, seguiram o mesmo caminho. Chegando na data da partida, em 27 de março, o Brasil, já sob quarentena, contabiliza 3.417 casos confirmados de contaminação (100x mais!) e 82 óbitos, segundo a atualização do Ministério da Saúde.
Com o cenário assim, segue indefinida a volta da Seleção Brasileira, embora o jogo siga marcado para o Grande Recife. Num momento de preocupação pela saúde, o trabalho da própria Seleção mostra a necessidade do isolamento social. Formada por oito pessoas (o técnico Tite, o coordenador Juninho Paulista e os auxiliares Cléber Xavier, César Sampaio, Fábio Mahseredjian, Thomaz Araújo, Matheus Bachi e Bruno Baquete), a comissão que trabalha diretamente no time principal vem se reunindo apenas via videoconferências.
Neste momento, o trabalho é focado no desenvolvimento de uma metodologia de treinos e ideia de jogo para a Seleção, com atenção ao preparo físico dos jogadores, que seguem trabalhos individuais neste período. Que os números da Covid-19 desacelerem o quanto antes – com cada cidadão fazendo sua parte. E que o futebol volte a ter a sua alma popular…
O cronograma cancelado da Seleção em PE
22/03 – Desembarque da delegação no Aeroporto dos Guararapes
23/03 – Treino na Ilha do Retiro (fechado)
24/03 – Treino na Ilha do Retiro (aberto ao público)
25/03 – Treino na Arena Pernambuco (fechado)
26/03 – Treino na Arena Pernambuco (fechado)
27/03 – Jogo na Arena Pernambuco (Brasil x Bolívia)
28/03 – Embarque da delegação no Aeroporto dos Guararapes (p/ Lima)
Leia mais sobre a crise do Coronavírus
Clubes brasileiros adiantam 20 dias de férias e futebol segue parado até maio
No futebol pós-Coronavírus, o Campeonato Brasileiro precisa ter o mesmo tamanho