A festa tricolor no vestiário no Vianão, após a 5ª vitória na competição. Foto: Santa Cruz/Twitter.
A derrota do Sport no Cornélio de Barros, no encerramento da 6ª rodada, na Quarta-feira de Cinzas, teve várias nuances. Começando pelo líder, o Santa Cruz. Isso mesmo. Com o revés do rival, o tricolor agora é o único invicto do Campeonato Pernambucano de 2020. E trata-se de uma ótima campanha, com 16 pontos em 18 possíveis – com 88,8% de aproveitamento.
Ao Santa, quase garantido na semifinal, com o G2, a liderança geral nesta fase vale também a classificação automática à Copa do Brasil de 2021. Para o clube, caso não chegue à final, seria algo importante, pois a sua colocação atual no Ranking Nacional não dá garantia de vaga.
Voltando ao Cornélio, o Sport saiu da zona de classificação com o resultado. O leão tem apenas uma vitória e hoje figura em 7º lugar entre 10 clubes. Pelo regulamento, os quatro últimos do turno disputarão um quadrangular contra o rebaixamento – os dois últimos vão cair para a Série A2. Seria surreal o cenário. Hoje, porém, é o que aponta a tabela. A seguir, um resumo dos 5 jogos e os destaques, além da agenda e da classificação após 6 rodadas. Ao todo, em 30 jogos no Estadual, já foram marcados 69 gols, com média de 2,30.
Vitória 1 x 1 Petrolina – Num primeiro momento anunciaram a presença de apenas 86 pessoas, que seria o recorde negativo desta edição, mas o borderô apontou 427 espectadores na Arena.
Afogados 0 x 2 Santa Cruz – Atuando de forma consistente, o tricolor derrubou a invencibilidade da coruja no ano e disparou na liderança, com gols de defensores (Danny Morais e Toty).
Decisão 2 x 5 Retrô – Inicialmente, o jogo seria em Caruaru, mas acabou mudando para a Arena PE, onde o Retrô também manda os seus jogos. E o “visitante” goleou com hat-trick de Willian Lira.
Náutico 0 x 1 Central – A patativa trocou o comando, com Silvio Criciúma no lugar de Evandro Guimarães, e venceu o Náutico na capital após 7 anos. O gol de Bambam valeu a entrada no G6
Salgueiro 2 x 1 Sport – O carcará virou o placar com Muller Fernandes (pênalti) e Renato (rebote), subindo para o 3º lugar e deixando o adversário numa situação delicada e inédita.
Destaque positivo – Willian Lira. O atacante do Retrô fez três gols e saltou para o topo da artilharia, disputada taco a taco, até então, por Diego Ceará e Pipico.
Destaque negativo – Sport. Atual campeão e de volta à Série A, o leão tem apenas 38% de aproveitamento na competição. Hoje, estaria brigando contra o rebaixamento. Um vexame.
Próxima rodada (com as transmissões na tevê)
29/02 (16h00) – Sport x Afogados (Ilha do Retiro), SporTV e Premiere
29/02 (16h00) – Retrô x Vitória (Arena PE)
29/02 (20h00) – Petrolina x Central (Paulo Coelho)
29/02 (20h00) – Salgueiro x Decisão (Cornélio de Barros)
01/03 (16h00) – Santa Cruz x Náutico (Arruda), Globo e Premiere
Classificação após a 6ª rodada
1º) 16 pontos (5V, 1E, 0D) – Santa Cruz (+8 SG; 10 GP)
2º) 11 pontos (3V, 2E, 1D) – Náutico (+5 SG; 9 GP)
3º) 10 pontos (3V, 1E, 2D) – Salgueiro (+2 SG; 8 GP)
4º) 9 pontos (2V, 3E, 1D) – Afogados (+3 SG; 11 GP)
5º) 8 pontos (2V, 2E, 2D) – Retrô (+3 SG; 11 GP)
6º) 8 pontos (2V, 2E, 2D) – Central (-1 SG; 3 GP)
7º) 7 pontos (1V, 4E, 1D) – Sport (0 SG; 5 GP)
8º) 5 pontos (1V, 2E, 3D) – Petrolina (-5 SG; 5 GP)
9º) 4 pontos (1V, 1E, 4D) – Decisão (-11 SG; 4 GP)
10º) 2 pontos (0V, 2E, 4D) – Vitória (-4 SG; 3 GP)
Se o campeonato acabasse hoje, naquele velho exercício de futurologia, o mata-mata teria nas quartas Salgueiro x Central e Afogados x Retrô, com Santa e Náutico já na semifinal.
Artilheiros
4 gols – Diego Ceará (Afogados), Willian Lira (Retrô) e Pipico (Santa)
3 gols – Bruninho (Petrolina); Muller Fernandes (Salgueiro)
2 gols – Candinho e Douglas Bomba (Afogados); Kieza e Matheus Carvalho (Náutico); Hudson (Petrolina), Héricles e Janderson (Retrô); Willian Anicete (Salgueiro); Danny Morais (Santa)
1 gol – Aurélio, Edivan e Phillip (Afogados); Allan Miguel, Bambam e Leandro Costa (Central); Aruá, Éverton, Felipe Almeida e Kadi (Decisão); Carpina, Erick, Jean Carlos e Salatiel (Náutico); Anderson, Jaildo e Valdeir (Retrô); Renato e Richard (Salgueiro); Patrick, Fabiano, Mayco Félix e Toty (Santa); Barcia, Brocador, Ewandro e Juninho (Sport); Erverson, Fabinho Vitória e Lucas Santos (Vitória)
Análise detalhada dos jogos
Santa Cruz vence o Afogados no Sertão e soma 16 pontos em 18 possíveis no PE
Central vence o Náutico como visitante após 7 anos e entra no G6 do Estadual
Sport perde do Salgueiro no Sertão e sai do G6 do Estadual. Jejum de 8 jogos