Os dois tricolores vão “pular” uma fase do torneio. Fotos: Santa e Salgueiro/instagram.
A penúltima rodada da fase classificatória do Campeonato Pernambucano de 2020 assegurou a liderança geral do Santa Cruz. O time coral, que já havia se garantido na semifinal, ganhou a primeira vaga local na Copa do Brasil de 2021 e assegurou o mando de campo numa hipotética final estadual. Assim como o time coral, o Salgueiro também se garantiu na semi, sendo a 7ª vez consecutiva com o carcará no G4.
A partir da 3ª colocação, bronca. Do 3º ao 8º, todos brigam pelas quatro vagas nas quartas de final, com o G6. Com o empate no Sertão do São Francisco, o Sport ficou obrigado a vencer o Clássico das Multidões na última rodada para não depender de outros resultados. E quem não passar, lembrando, disputará o “quadrangular d rebaixamento”, no qual os dois últimos serão rebaixados à Série A2 de 2021.
A seguir, um resumo dos 5 jogos e os destaques, além da agenda e da classificação após 8 rodadas. Ao todo, em 40 jogos no Estadual, já foram marcados 92 gols, com média de 2,30.
Petrolina 0 x 0 Sport – O leão desperdiçou várias chances no Paulo Coelho, inclusive com duas bolas na trave, e acabou empatando pela 5ª vez em 8 jogos. Se complicou na tabela.
Vitória 0 x 1 Salgueiro – Num jogo modificado para o Lacerdão, o atacante Willian Anicete marcou logo aos 17 minutos, definindo a 3ª vitória consecutiva do Carcará, outra vez na semi.
Central 1 x 1 Afogados – Diego Ceará abriu o placar e se isolou na artilharia, agora com 5 gols. A patativa empatou e virou, aos 45 do 2º tempo, com Leandro Costa, mas o gol foi anulado.
Náutico 2 x 2 Retrô – O visitante abriu o placar, o timbu virou e o vistante reagiu. Para ambos, a vitória valeria a vaga nas quartas. Agora, vão brigar na última rodada.
Santa Cruz 2 x 1 Decisão – Jogo de portões fechados, num ato do governo estadual para a prevenção à crise do Coronavírus. Em campo, o tricolor consolidou a ótima campanha.
Destaque positivo – Salgueiro. Mesmo num ano de crise financeira, o clube do Sertão segue como o mais regular do interior. São sete anos seguindo ficando ao menos no G4.
Destaque negativo – Sport. Único representante local na Série A e dono da maior folha, o clube chega à última rodada seriamente ameaçado de eliminação (seria um vexame inédito).
Próxima rodada (com as transmissões na tevê)*
25/03 (21h30) – Sport x Santa Cruz (Ilha do Retiro), Globo e Premiere
25/03 (21h30) – Afogados x Vitória (Vianão)
25/03 (21h30) – Salgueiro x Náutico (Cornélio de Barros)
25/03 (21h30) – Decisão x Central (Lacerdão)
25/03 (21h30) – Retrô x Petrolina (Arena PE)
* Esta era a data original, mas o campeonato poderá ser interrompido
Classificação após a 8ª rodada
1º) 22 pontos (7V, 1E, 0D) – Santa Cruz (+11 SG; 14 GP)
2º) 16 pontos (5V, 1E, 2D) – Salgueiro (+4 SG; 11 GP)
3º) 12 pontos (3V, 3E, 2D) – Retrô (+5 SG; 15 GP)
4º) 12 pontos (3V, 3E, 2D) – Náutico (+3 SG; 11 GP)
5º) 11 pontos (2V, 5E, 1D) – Sport (+4 SG; 9 GP)
6º) 10 pontos (2V, 4E, 2D) – Afogados (-1 SG; 12 GP)
7º) 10 pontos (2V, 4E, 2D) – Central (-1 SG; 5 GP)
8º) 7 pontos (1V, 4E, 3D) – Petrolina (-5 SG; 6 GP)
9º) 4 pontos (1V, 1E, 6D) – Decisão (-13 SG; 6 GP)
10º) 2 pontos (0V, 2E, 6D) – Vitória (-7 SG; 3 GP)
Se o campeonato acabasse hoje, naquele velho exercício de futurologia, o mata-mata teria nas quartas Retrô x Afogados e Náutico x Sport, com Santa e Salgueiro já na semifinal.
Artilheiros
5 gols – Diego Ceará (Afogados))
4 gols – Willian Lira (Retrô); Muller Fernandes (Salgueiro); Pipico (Santa)
3 gols – Bruninho (Petrolina); Willian Anicete (Salgueiro); Brocador (Sport)
2 gols – Candinho e Douglas Bomba (Afogados); Leandro Costa (Central); Aruá e Kady (Decisão); Kieza, Matheus Carvalho e Salatiel (Náutico); Hudson (Petrolina), Héricles, Janderson e Valdeir (Retrô); Danny Morais e Fabiano (Santa)
1 gol – Aurélio, Edivan e Phillip (Afogados); Allan Miguel, Bambam e Caíque (Central); Éverton, Felipe Almeida (Decisão); Carpina, Erick, Erick Daltro e Jean Carlos (Náutico); Nildo (Petrolina); Anderson, Fabiano, Jaildo e Marcinho e Marlon (Retrô); Daniel, Renato e Richard (Salgueiro); Patrick, Jeremias, Mayco Félix, Toty, Victor Rangel e William Alves (Santa); Barcia, Ewandro, Juninho, Marquinhos e Yan (Sport); Erverson, Fabinho Vitória e Lucas Santos (Vitória)
Análise detalhada dos jogos
Sport desperdiça chances e empata com o Petrolina. Corre risco no Estadual
Náutico e Retrô empatam nos Aflitos e levam disputa pela vaga à última rodada
Santa vence Decisão, garante 1º lugar no Estadual e vaga na Copa do Brasil