Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Cruzeiro Recife

O time da raposa pernambucana num jogo preparatório em 2022. Foto: Cruzeiro Recife/Instagram.

Há algum tempo o Cruzeiro vem licenciado escolinhas de futebol mundo afora. E uma dessas unidades funciona no Recife. Nada muito diferente do que faz o Athletico-PR na cidade, entre outros. Ocorre que a versão pernambucana do “Cruzeiro EC Soccer School” passou a integrar a estrutura de competições oficiais do estado, com times inscritos no PE Sub 15 e Sub 17. Os torneios de base, do mirim (Sub 13) ao juvenil (Sub 17), são abertos até aos não filiados à FPF, o que inclui, claro, clubes amadores. Caso do Cruzeiro, cuja curiosa presença ocorre numa parceria.

No campeonato, o chamado “Cruzeiro Recife” tem a nomenclatura oficial de “Cruzeiro GAFC”. Essa sigla se refere ao “Garotos da Arena Futebol Clube“, um projeto social criado em 2020. O clube segue um modelo semelhante ao de outros times recém-criados no Recife, juntando trabalho social e formação de jovens atletas, como Santa Fé, Torres e Tubarões, que inclusive utiliza o mesmo espaço para peneiras e treinos pontuais, o Clube das Águias, em Boa Viagem.

Os genéricos amadores campeões em PE

Hoje, a ideia do Cruzeiro é ampliar a base com o Sub 13 e o Sub 20, com o passo seguinte rumo à profissionalização, visando a Série A2. Etapa ainda sem prazo definido. Atualmente, o time vem mandando os seus jogos na Arena Pontezinha, no Cabo – apesar do nome, a “arena” tem uma capacidade inferior ao Gileno de Carli, no mesmo município. Embora o Campeonato Pernambucano de base já tenha tido clubes como Flamengo de Rio Doce, Grêmio Jaboatão e São Paulo UR-11, nunca havia tido uma “filial”. Ainda mais deste porte, com o 7º clube de maior torcida no país – teria 6,6 milhões, segundo a pesquisa O Globo/Ipec de 2022.

Lembrando que os “genéricos” de Grêmio e São Paulo chegaram a ganhar o Pernambucano Sub 15 em 1996 e 1997, respectivamente. Além deles, o Benfica (outro genérico) venceu o PE Sub 17 de 1997. Até hoje, são os únicos campeões estaduais na condição de clube amador. Por enquanto, o máximo alcançado pelo Cruzeiro foi a semifinal infantil em 2021, já na sua estreia. E assim, sem alarde, está inserido na disputa local, mesmo a 1,6 mil km de sua sede.

Resumindo: o Cruzeiro de Belo Horizonte tem uma unidade licenciada no Recife, com uma parceria com um instituto social de Jaboatão e joga as suas partidas no Cabo de Santo Agostinho…

Cruzeiro Recife

Leia mais sobre o assunto
Um novo Santa surge em Pernambuco, com sede no Recife e mando de campo em Olinda

Torres ou Torre? O novo clube do Recife remete ao passado, mas fala espanhol

Tubarão de Boa Viagem vira time de futebol em Pernambuco. Começa como cação


Compartilhe!