Foram 19 gols nesta rodada, com média de 2,71. No geral são 154 gols em 63 jogos (2,44).
Quatro meses após a previsão original, a fase de grupos da Copa do Nordeste foi finalizada. Após um jogo isolado na terça-feira, mais seis jogos simultâneos na quarta, com nove times disputando seis vagas nas quartas de final – Fortaleza e Bahia já entraram em campo classificados. Ao fim dos 90 minutos, em vários campos na Bahia, que abrigará a conclusão do torneio em caráter excepcional, avançaram Botafogo e Sport no grupo A e Confiança, Vitória, Ceará e Santa no grupo B.
Sobraram ABC, CRB e Náutico. Em tese, esta rodada teria mando de campo dos times do grupo A. Em piso neutro, os times do B pontuaram mais, 11 x 8. Com isso, terminaram a fase com mais pontos, 86 x 83 – lembrando que todas as rodadas foram duelos A x B. É um cenário curioso pois dos quatro times da região na Série A de 2020, só um, o Ceará, está na chave B.
Em relação à classificação final, houve um cenário curioso. Fortaleza e Bahia terminaram empatados em todos os critérios técnicos tradicionais (pontos, vitórias, saldo e gols marcados). Porém, o leão do pici acabou na liderança pelo número de cartões vermelhos recebidos! Apenas 1, enquanto o tricolor baiano recebeu 2. Isso, naturalmente, mudou a configuração do mata-mata, com o atual campeão tendo encarando o Sport. Falando em quartas de final, todos os jogos serão no sábado, 25/07, em estádios a definir.
Sobre o mata-mata da competição, já definido, confira a publicação do blog aqui.
A seguir, um resumo dos 8 (?) jogos, os destaques, a tabela e a classificação após 8 rodadas.
Fortaleza 3 x 1 América-RN – No Barradão, o leão virou. Foi o 4º jogo do atual campeão nesta volta. Já o Mecão, eliminado, atuou pela 1ª vez. Craque do jogo: Wellington Paulista (Fortaleza).
Sport 1 x 1 Confiança – O leão passou numa combinação improvável, pois mesmo vencendo dependeria de outro jogo. Ainda assim, empatou em Feira. Craque do jogo: Jonatan Gómez (Sport).
ABC 0 x 2 CSA – No CT de Mata de São João, o time potiguar largou no G4 e pegou um eliminado. Não adiantou, pois o CSA aproveitou o jogo como teste e fez o placar. Craque do jogo: Yago (CSA).
CRB 1 x 2 Ceará – Apesar dos 5 empates, o vozão terminou a fase invicto. Na última rodada, não deu chance para o azar e confirmou a vaga. Vai pelo bi. Craque do jogo: Vinícius (Ceará).
Bahia 4 x 1 Náutico – Bastante desfalcado, o timbu não ofereceu resistência ao Bahia, em Pitauçu. Acabou goleado e eliminado. Quanto ao Baêa, candidatíssimo. Craque do jogo: Elber (Bahia).
Botafogo-PB 1 x 1 Vitória – O empate classificava os dois, mas o roteiro na Joia da Princesa deixou o Bota, pois o leão ficou à frente por um bom tempo. Craque do jogo: Alisson Farias (Vitória).
River 0 x 1 Santa Cruz – A 196 km de Salvador, o tricolor venceu e passou o Náutico na chave (do 5º pro 4º), se classificando ao mata-mata pela 5ª vez seguida. Craque do jogo: Paulinho (Santa).
Frei Paulistano x Imperatriz (cancelado) – O único jogo entre dois times previamente eliminados foi cancelado para evitar uma aglomeração sem necessidade esportiva na Bahia – achei certo.
Destaque positivo – Bahia e Fortaleza. Mesmo já classificados, jogaram com extrema seriedade e venceram os seus jogos sem dificuldades. Cada de final? A conferir.
Destaque negativo – Náutico. Em seis participações no Nordestão nesta década, o timbu foi eliminado na fase de grupos em 5 edições. Não condiz com o tamanho do clube.
Após 63 jogos realizados, o desempenho de pontos foi o seguinte: Grupo A 83 x 86 Grupo B.
Grupo A
Com o fim desta etapa, o mata-mata terá Fortaleza x Sport (16h, Barradão) e Bahia x Botafogo-PB (21h30, Pituaçu)
Grupo B
Com o fim desta etapa, o mata-mata terá Confiança x Santa Cruz (18h30, Joia da Princesa) e Ceará x Vitória (16h, Pituaçu)
Links: a tabela detalhada, as cotas de premiação e os 63 vencedores do Prêmio Craque do Jogo.
Análise detalhada dos jogos
Náutico é goleado pelo Bahia e soma a 5ª eliminação na 1ª fase do Nordestão na década
Mesmo com empate, Sport acaba beneficiado e avança às quartas da Lampions
Santa Cruz vence o River e vai ao mata-mata pela 5ª vez seguida no Nordestão