Compartilhe!
  •  
  • 1
  •  
  •  

Os dez clubes que somaram mais pontos em toda a história da Copa do Nordeste.

Ao longo de 28 anos de história, a Copa do Nordeste já teve 18 edições oficiais. Até hoje, 58 clubes dos nove estados da região já participaram do torneio, que viu o tetracampeonato do Bahia em 2021. Indo além da lista de campeões, formada por nove times, agora com o recorde dividido pelos rivais de Salvador, o blog compilou todas as campanhas, literalmente. Da pioneira edição em Alagoas, com o nome sendo estabelecido em 1994, até a final mais recente, realizada no Castelão, foram realizadas 1.288 partidas, com 3.397 gols marcados. No geral, uma média de 2,63.

Em relação à pontuação absoluta, o Bahia segue na ponta. E pelo sexto ano seguido o tricolor aumentou a diferença para o segundo colocado, justamente o rival Vitória, os únicos com mais de 300 pontos somados. Agora, 342 x 312 – confira a lista completa no fim do post. Na prática, o tricolor também já assegurou a liderança da próxima atualização do ranking, em 2022.

Na sequência da dupla Ba-Vi, os mesmos componentes do G4, com Ceará e Sport, mas com o leão sendo o pior pontuador dos quattro em 2021, além de ter menos participações (14 em 18), mas aí decisão própria – o que é pior neste caso. Em 5º lugar aparece o Santa Cruz, que acabou na lanterna desta edição e tende a se distanciar no ranking, pois está fora da próxima edição. E foram justamente as ausências que motivaram alterações importantes no top ten. No caso, as ausências de América de Natal e Náutico. Cada um perdeu duas posições. No caso do timbu, custou o lugar entre os dez maiores pontuadores da história da Lampions.

Mudanças interessantes na nova lista
– Bahia ampliou a vantagem na liderança regional, de 26 para 30 pontos
– Vitória passou dos “300”, tanto em pontos (312) quanto em gols (308)
– Ceará consolidou o 3º lugar, abrindo 25 pontos sobre o Sport
– Fortaleza e CRB passaram o América de Natal, que caiu de 7º para 9º
– CSA e Botafogo-PB passaram o Náutico, que caiu de 10º para 12º
– Estreantes, 4 de Julho (PI) e Atlético (BA) aparecem em 35º e 50º
– Santa Cruz chegou a 200 gols, sendo 6º clube a alcançar a marca
– Índice do Fortaleza foi de 49% pra 51%. Doze clubes têm mais de 50%
– Confiança somou 8 pontos e empatou com o rival Sergipe, 97 x 97

Leia mais sobre o assunto
O ranking de títulos da Copa do Nordeste até 2021, com o Bahia tetracampeão

A seguir, cinco observações do blog sobre a composição do ranking de pontos – presente no fim do post. Sobre o quadro, caso esteja num celular, a visualização do aparelho na horizontal pode melhorar a sua experiência. Sobre as diversas colunas, você pode ordenar cada uma delas (do maior para o menor ou vice-versa) tocando no tópico selecionado.

1) Vitória, 3 pontos. Empate, 1 ponto. Os resultados vão da fase preliminar à final.

2) A ordem dos times neste ranking de pontos foi estabelecida da seguinte forma: maior número de pontos, de vitórias, maior saldo de gols e nº de gols marcados. O índice de aproveitamento aparece como adendo ao rendimento de cada clube.

3) O Torneio José Américo de Almeida Filho, realizado em 1976, é considerado pelo Vitória como um título nordestino. O blog entende como título de porte regional, mas não referente à Copa do Nordeste. Outros torneios anteriores a 1994 também são pleiteadas da mesma forma. Os clubes já iniciaram um processo de unificação dos títulos do NE, mas esta lista parte de 1994.

4) Botafogo-PB e Sampaio já perderam pontos através de punições do STJD, com redução de 4 em 2014 e 6 em 2015, respectivamente. No ranking, os resultados de campo (V, E e D) foram mantidos.

5) Dados atualizados ao fim de cada edição. Portando, a lista será revista após a final de 2022.


Compartilhe!
  •  
  • 1
  •  
  •