Compartilhe!

A festa dos jogadores da fênix num 1º tempo perfeito no Arruda. Foto: Retrô FC/Instagram.

Num primeiro tempo de amplo domínio, com 12 x 4 em finalizações a partir de uma transição rápida em quase todas as jogadas, tendo apenas 39% de posse, o Retrô atropelou o Santa Cruz dentro do Arruda. Foram três gols no primeiro tempo. Abriu o placar numa cobrança de falta de Charles, ex-volante coral, e depois ampliou com Giva e Pedro Costa a partir de lançamentos ainda do campo de defesa. Com isso, administrou na volta do intervalo e contra-atacou, de novo, para decretar um categórico 4 x 0, com Rodrigo Fumaça concluindo sozinho diante de um adversário apático

Com a goleada, o clube-empresa de Camaragibe fechou um ciclo raro no Campeonato Pernambucano. A fênix venceu os três grandes da capital numa mesma edição. Em 2022 conseguiu isso em apenas 24 dias, com os três jogos no mesmo mês. A sequência começou em 2 de fevereiro, quando fez 2 x 1 no Sport na Arena PE. Uma semana depois também fez 2 x 1 sobre o Náutico, vencendo nos Aflitos com um gol de pênalti aos 48 do segundo tempo.

Nos três casos, o resultado marcou o 1º triunfo da história do Retrô sobre rubro-negros, alvirrubros e tricolores. Ao longo da história, o trio de ferro já foi inteiramente batido por alguns clubes intermediários no Estadual, como Central, Vitória, Ypiranga, Porto e Salgueiro, para citar os casos mais recentes. Já numa mesma edição isso não acontecia há sete anos.

O último intermediário a conseguir o feito havia sido o Salgueiro, em 2015, quando terminou como vice-campeão. Na ocasião, os sertanejos venceram o Santa duas vezes, ambas por 1 x 0, goleou o Náutico por 4 x 1 e fez 2 x 0 no Sport na semifinal. Ao todo, em dez jogos, o carcará teve 4V, 3E e 3D. Agora, o Retrô aparece com 100% de aproveitamento contra os grandes, com 3 vitórias em 3 jogos. No PE, somou 15 dos 18 pontos disputados, liderando a competição de forma isolada e se credenciando de fato ao título inédito. A campanha não deixa dúvidas.

Os três duelos na história, ambos pelo Estadual (2V do tricolor e 1V da fênix)
1º) 21/01/2020 – Retrô 1 x 2 Santa Cruz (Aflitos)
2º) 28/04/2021 – Retrô 2 x 3 Santa Cruz (Arena PE)
3º) 26/02/2022 – Santa Cruz 0 x 4 Retrô (Arruda)

Leia mais sobre o assunto
As folhas dos clubes do Pernambucano 2022 somam R$ 3,63 milhões, com 9% no Santa Cruz

Retrô consegue o único certificado de clube formador em PE no início de 2022; apenas 6 do NE

Abaixo, assista aos quatro gols do jogo, num vídeo do perfil da FPF.


Compartilhe!