Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

A lista de clubes no lançamento do site de apoio à “Lei do Mandante” na TV.

A Medida Provisória de nº 984, que dá ao clube mandante os direitos de transmissão da partida, em vez dos dois clubes envolvidos, como era até então, foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em 18 de junho de 2020, com validade de 120 dias. Neste período, com lóbi a favor a contra o projeto, muitos clubes de massa se mostraram favoráveis à votação da MP para virar uma lei efetiva. A ponto de criarem um movimento, o “Futebol + Livre”, citando motivos para a votação a favor e com direito à contagem regressiva. Neste texto, abordo a diferença do movimento inicial de apoio com este mais organizado – incluindo visitas oficiais recorrentes dos clubes ao presidente da república. Só que o apoio minguou em parte, e longe de ser irrelevante.

Em 16 de julho, com a MP perto de completar um mês, e já com influência no mercado, como a rescisão por parte da Globo no Campeonato Carioca (cuja decisão passou no SBT), surgiram três grupos de apoio através de “manifestos”. No caso, com os times da Série A (16), os da Série B (19, com a Ponte Preta sendo exceção) e os da Copa do Nordeste (16). Cruzando os dados, pois clubes do Nordestão também estavam na base de apoio das duas principais divisões nacionais, o total chegou a 42 clubes de Norte e Sul. Agora, em 12 de setembro, com postagens em perfis oficiais das agremiações o dia inteiro, a lista subiu para 45, sendo 19 do NE. E obviamente é preciso analisar a lista novamente para enxergar o situação real.

Ao todo, saíram 4 clubes e entraram 7. Entretanto, as quatro ausências pesam bastante, pois foram quatro clubes da Série A (fazendo apoio na elite cair de 16 para 12), todos de massa. Corinthians, Vasco, Inter e Galo somam 34,5 milhões de torcedores a partir de 16 anos, considerando a última pesquisa DNA Torcedor, do Ibope, de 2017 – considerei essa por ter divulgado o dobro de clubes em relação ao estudo do Datafolha em 2019, 36 x 18. A população brasileira nesta faixa que acompanha futebol é de 110,4 milhões. Ou seja, esse quarteto, puxado pelos corintianos, representava 31,2% do total de torcedores. Saída de peso.

Agora, a projeção do grupo apoiador é de 55,41 milhões de torcedores, considerando 27 clubes presentes na pesquisa do Ibope. Isso dá 50,1% do total. Em julho, o total era de 88,98 milhões, ou 80,5%, um índice realmente massivo. Ou seja, em termos populares, o movimento está no limite da maioria – um limite baseado na presença do Flamengo, que tem, sozinho, 25,7 milhões de adeptos neste contexto. Mas o que fez o quarteto mudar de ideia em 58 dias?

Enquanto alguns nomes tradicionais, como Grêmio e São Paulo, não apoiaram em momento algum, o quarteto sinalizou positivamente e depois saiu da reta. Contratos de TV e pendências até 2024? Nova interpretação dos benefícios? Em política, o acompanhamento de tendências costuma fazer diferença, à parte de decisões baseadas em nuances como enfraquecimento de adversários ou outros interesses. E o que parecia encaminhado agora parece um cenário duvidoso. Segundo a contagem regressiva do site, falta um mês para chegar ao Congresso…

O site do movimento de apoio à MP 984: futebolmaislivre.com.br

Lista de clubes apoiadores em 12 de setembro (45 nomes)
ABC (RN), América (MG), América (RN), Athletico (PR), Atlético (GO), Avaí (SC), Bahia (BA), Bahia de Feira (BA), Botafogo (PB), Botafogo (SP), Brasil (RS), Ceará (CE), Chapecoense (SC), Confiança (SE), Coritiba (PR), CRB (AL), Cruzeiro (MG), CSA (AL), Cuiabá (MT), Ferroviário (CE), Figueirense (SC), Flamengo (RJ), Fortaleza (CE), Frei Paulistano (SE), Goiás (GO), Guarani (SP), Imperatriz (MA), Juventude (RS), Londrina (PR), Manaus (AM), Náutico (PE), Oeste (SP), Operário (PR), Palmeiras (SP), Paraná (PR), Paysandu (PA), Red Bull Bragantino (SP), Remo (PA), River (PI), Sampaio Corrêa (MA), Santa Cruz (PE), Santos (SP), Sport (PE), Vila Nova (GO) e Vitória (BA)

Por divisão no Brasileiro de 2020*
Série A: 12 clubes (60% da divisão)
Série B: 19 clubes (95%)
Série C: 9 clubes (45%)
Série D e/ou sem divisão: 5 clubes
* A lista foi divulgada com 44 nomes, mas o Ferroviário acabou entrando

Em relação à lista de clubes apoiadores em 16 de julho
Saíram (4 clubes): Atlético (MG), Corinthians (SP), Internacional (RS) e Vasco (RJ)
Entraram (7 clubes): Bahia de Feira (BA), Ferroviário (CE), Londrina (PR), Manaus (AM), Paysandu (PA), Remo (PA) e Vila Nova (GO)

Principais nomes que não aderiram: Botafogo (RJ), Fluminense (RJ), Grêmio (RS) e São Paulo (SP)

Leia mais sobre o assunto
Ato do governo federal dá ao clube mandante os direitos de transmissão dos jogos na TV

A repercussão da MP 984 entre os presidentes do G7 do NE. Da aprovação à cautela


Compartilhe!